0

Professores do curso de Letras participam do 7º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (7º CIELLI) da UEM

Professores do curso de Letras – Português e Francês do Campus Binacional de Oiapoque participam do 7º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (7º CIELLI), que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de junho de 2026 na Universidade Estadual de Maringá.

O referido evento, que acontece bianualmente, terá como tema “Linguagem e Literatura em tensão com o contemporâneo: avanços, retrocessos, ameaças e desafios”. Esta edição acontecerá em formato híbrido e contará com uma extensa programação, que pode ser conferida no site de divulgação do 7º CIELLI (Clique aqui).

Entre as atividades remotas, o evento contará com a participação dos professores Luís Cláudio Ferreira Silva, Lucineia Alves dos Santos e Edilson Alves de Souza.

O professor Edilson, tendo também participado da edição anterior, apresentará dois trabalhos: “A reescritura metaficcional de narrativas feéricas” (no Simpósio 1 – A literatura infantil e juvenil no primeiro quartel do século XXI em perspectiva) e “Quia ergo femina: figurações do feminino em canções de Hildegarda de Bingen” (no simpósio 26 – Poéticas do feminino e imaginários da lírica medieval: representação, simbolismo e tradição) – ambos em coautoria com a professora Vanessa Gomes Franca (IFG – Campus Formosa).

Chamamos especial atenção para a colaboração dos professores Luís Cláudio Ferreira Silva e Lucineia Alves dos Santos, que, além da apresentação de trabalho, juntamente com a professora Janaina Jenifer de Sales (UEL), propuseram um simpósio. O Simpósio 14 – Literatura contemporânea e questões sociais do presente: das representações às experiências em transformação, sob a coordenação dos referidos professores, acolheu 18 trabalhos, entre os quais estão: “O romance histórico de autoria negra: uma análise interpretativa, literária e sociológica de Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e de A noite dos cristais, de Luís Fulano de Tal”, da autoria da professora Lucineia Alves; e “Para além do eu: autoficção, memória e (re)descoberta do haiti em País sem chapéu”, de Dany Laferrière”, da autoria do professor Luís Cláudio.

A presença dos professores do curso Letras – Português e Francês no 7º CIELLI ratifica o compromisso dos docentes com práticas de pesquisas constituem um importante esforço de manter o diálogo atualizado com outras instituições e pares. Além disso, colaboram para a produção, a divulgação e consolidação do conhecimento desenvolvido nas atividades do curso.

Para acompanhar remotamente a participação dos professores Luís Cláudio Ferreira Silva, Lucineia Alves dos Santos e Edilson Alves de Souza, basta acessar os links constantes no cronograma das atividades da área de literatura (Clique aqui).

coordenação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *