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Divulgação de chapa inscrita

Informamos que a inscrição da  chapa  “Unidos pelas letras: inclusão e compromisso”,  composta pelos docentes Cleonice Rodrigues Silva (candidata a coordenadora) e Anderson Monteiro Andrade (candidato a vice-coordenador), foi  deferida para Eleição de Coordenação do Curso de Letras- Português/Francês.

Att,

A Comissão Eleitoral

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RESUMO DO CALENDÁRIO DA ELEIÇÃO PARA COORDENADOR(A) E VICE-COORDENADOR(A)

 

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

Publicação do edital 11/12/2017
Inscrição de candidaturas 14/12/2017 a 15/01/2018
Publicação dos deferimentos e indeferimentos de candidatura 18/01/2018
Recurso 22/01/2017
Publicação de resultado de recurso 25/01/2017
Votação 26/01/2017
Resultado da eleição 27/01/2018
Homologação do resultado da eleição 29/01/2018
Posse 13/03/2018

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Processo Eleitoral para Coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) do Curso de Letras- Campus Binacional do Oiapoque

A Comissão eleitoral torna público o Edital e Regimento Eleitoral para a função de   Coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) (biênio 2018-2020)  do Curso  de  Letras, conforme Artigo 88 do Regimento Geral da Universidade Federal do Amapá.

Att,

Lucinéia Alves dos Santos-Presidente da Comissão Eleitoral

Edital – Eleição Coordenador de Letras2018

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Divulgação de chapa inscrita

A CHAPA INSCRITA E DEFERIDA PARA CONCORRER À

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS-FRANCÊS FOI:

FORÇA NEGRA; POR AMOR ÀS LETRAS

CANDIDATOS:

COORDENADOR: MAX SILVA DO ESPIRITO SANTO

VICE COORDENADORA: ELIZÂNGELA MANOELA ARAÚJO DA SILVA

ATENCIOSAMENTE,

PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL

FERNANDA CRISTINA DA ENCARNAÇÃO DOS SANTOS

 

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RESUMO DO CALENDÁRIO DA ELEIÇÃO

CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

Publicação do edital 18/02/2016
Inscrição de candidaturas 22 e 23/02/2016
Publicação dos deferimentos e indeferimentos de candidatura 26/02/2016
Recurso 29/02/2016
Publicação de resultado de recurso 01/03/2016
Votação 02/03/2016
Resultado da eleição 04/03/2016
Posse 11/03/2016
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Edital – Eleição 2016

Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016, a Comissão Eleitoral, constituída na reunião de colegiado do Curso de Licenciatura em Letras no dia 27 de janeiro de 2016, com o objetivo de organizar o processo eleitoral para eleição de coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) para o colegiado do curso, com mandato de dois anos, torna público o presente Edital.

Edital

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A UNIFAP- Campus Binacional comemora o Dia da Consciência Negra com palestras

No último sábado, dia 21 de novembro de 2015, foi realizado o 1º Encontro Sobre Cultura Afro-Brasileira no Município do Oiapoque, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11).

O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, e foi idealizado e organizado pelo professor Jonathan Viana, membro do Colegiado de História, com a coordenação de professores dos Colegiados de Letras e Pedagogia.

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Na ocasião, foram apresentados trabalhos relacionados às questões afro-brasileiras, tais como a representação das personagens negras na literatura, a Lei 10.639/03, as personagens negras em HQ, o papel do NEAB no Estado do Amapá,  os movimentos sociais negros e a implementação das políticas afirmativas, por fim, falou-se dos povos indígenas e negros no Brasil, em seus aspectos históricos e sociais. Tivemos como palestrantes da casa, o Professor Paulo  Milhomens (História) e  a Professora Lucinéia Alves  (Letras). Recebemos expositores de outras instituições, como o Professor e escritor Luís Fulano de Tal (Luís Carlos de Santana-GEA), a Professora Elaine Albuquerque (NEAB), o professor e pesquisador  Silvaney Rubens e  a representante de movimentos sociais Suane Brazão  (NEAB). Contamos com a  presença   do Diretor do Campus Eduardo Margarit, de Edmar Elfort  da Mission Locale Régionale de Guyane  (Luta contra a exclusão social de jovens), da Dama de Vermelho (representante do Sindicato dos Idosos), de Ivamar Alves (Sebo Cantinho do Saber- Macapá) e  de Naldo Maranhão que fechou o  evento com chave de ouro, cantando músicas regionais.

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Foi uma manhã de muito aprendizado e reflexão. Tivemos 99 expectadores atentos: Professores e acadêmicos de todos os cursos de nosso Campus, professores da rede estadual e municipal, além de estudantes de outras instituições e pessoas da comunidade em geral, interessadas sobre os assuntos abordados no Encontro.

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Além disso, contamos com a preciosa e fundamental colaboração dos técnicos e dos monitores, estudantes dos Cursos de História, Letras, Geografia e Pedagogia, que empenharam-se na divulgação e na realização do 1º Encontro Sobre Cultura Afro-Brasileira

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1º ENCONTRO SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA DO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE

A Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional do Oiapoque, convida  todos a participar do 1º Encontro sobre Cultura Afro-Brasileira no Município de Oiapoque. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, e foi gerido pelos Colegiados de História, Letras e Pedagogia, sob a  coordenação  do  professor Jonathan Vianna (História), com colaboração dos docentes Fredson Vulcão (Pedagogia) e Lucinéia Alves dos Santos (Letras). O Encontro tem como proposta a  discussão e a reflexão da temática afro-brasileira, considerando as determinações da Lei Nº 10.639/03. Assim, serão abordados  nos seminários a identidade afro-brasileira na cultura, literatura, educação e história.

Durante o evento haverá apresentação de roda de capoeira , o lançamento da 2ª edição do livro  As Noites dos Cristais, bem como sua comercialização. O evento ocorre no dia 21/11, em comemoração ao  Dia da Consciência Negra (20/11).

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Local: Auditório do Colares

Data: 21 de novembro de 2015. Inscrições e credenciamento, às 8h/ Palestras, às 9h.

Emissão de certificado: grátis.

Vagas limitadas.

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Curso de Letras Português e Francês

O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas respectivas literaturas visa formar o licenciado em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação profissional sob a realidade regional.

O curso preserva a natureza pluridimensional do ensino público superior e possui três áreas de concentração: (1) Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa e em Línguas Estrangeiras Modernas, precisamente, o FLE; (2) Estudos Literários em Língua Portuguesa (LP) e em Língua Francesa (FLE); (3) Didática das Línguas e Literaturas. Defende a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento que compõem a grade curricular do curso e entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, condições para a instalação e manutenção de uma universidade autônoma. Ao considerar a formação do licenciado, a organização curricular do curso volta-se igualmente para a dimensão pedagógica. Assim  os objetivos do curso  podem ser sistematizados em:

I Formar profissionais que atuem com coerência nas áreas de Linguística, Literatura e Didática das línguas e das literaturas;

II Apresentar as contribuições fundamentais sobre o ensino de Análise Linguística e as concepções contemporâneas da LP e LE, particularmente o FLE, e de seu ensino;

III mediar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos fundamentais da Linguística, Literatura e Didática das línguas;

IV permitir aos discentes a utilização adequada das variedades da LP e do FLE em situações de comunicação;

V proporcionar reflexões sobre o ensino da LP e do FLE em contextos multiculturais e plurilingues;

VI discutir práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da LP (língua e literaturas de expressão em Língua Portuguesa, incluída a literatura amapaense) e do FLE (Língua Francesa e literaturas francesa e francófonas);

VII proporcionar a reflexão associada da literatura (nas línguas portuguesa e francesa), da língua (portuguesa e francesa) e do contexto histórico e social em que tais manifestações emergem e são recepcionadas;

VIII mediar o processo de aquisição e produção de conhecimento e sua relação com as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;

IX incentivar os discentes à pesquisa e ao intercâmbio linguístico e cultural com outros falantes nativos de nações lusófonas e francófonas.

Desta forma, o licenciando em Letras – Português e Francês do Campus Binacional de Oiapoque deve se capacitar para dominar, com fluência, as Línguas Portuguesa e Francesa considerando a integralidade e complementaridade das quatro habilidades (ouvir, falar, ler, escrever) concernentes a ambas as línguas (a vernacular e a estrangeira), bem como dominar suas respectivas literaturas com vista para o ensino e a pesquisa linguísticos e literários, sem se descolar das constantes e necessárias observação e compreensão das realidades sociais em que esses saberes são solicitados.

Tendo como fundamento esse princípio, e diante da pertença de docentes e discentes do Curso de Letras – Português e Francês, a etnias e culturas indígenas da região do extremo norte amapaense que faz fronteira com a Guiana Francesa, onde se encontra localizado o município no qual o campus Binacional está inserido, o Plano Pedagógico deste curso não deixa de levar em conta o contexto bastante singular que atravessa a formação dos alunos, que passa a ser mais plural e multilíngue devido aos elementos geopolíticos locais que influem no perfil dos ingressantes e, consequentemente, dos egressos do curso. Esse ambiente multicultural e multilinguístico influencia positivamente a qualidade do desenvolvimento profissional e interpessoal dos formados em Letras.

A articulação entre as características etnográficas de Oiapoque/AP e as experiências próprias do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias voltadas ao curso de Letras possibilita uma interação diferenciada entre os aspectos teóricos e práticos dos conteúdos linguístico-literários dos componentes curriculares e proporciona um âmbito democrático de respeito e partilha, e ao mesmo tempo de construção, de uma identidade científica pela qual são valorizados os distintos tipos de conhecimento.

O perfil do acadêmico do curso de Letras – Português e Francês do Campus Binacional é perpassado pela dialética oriunda dessa conjuntura. Por essa razão, os licenciandos são preparados para o mercado de trabalho imbuídos dessa visão, cujo humanismo que lhe serve de essência se associa com a necessidade de serem dinâmicos e criativos no processo de mediação entre conhecimento científico e as especificidades do processo de ensino e aprendizagem em LP e FLE e suas literaturas nas situações de atuação profissional.