Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016, a Comissão Eleitoral, constituída na reunião de colegiado do Curso de Licenciatura em Letras no dia 27 de janeiro de 2016, com o objetivo de organizar o processo eleitoral para eleição de coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) para o colegiado do curso, com mandato de dois anos, torna público o presente Edital.
A UNIFAP- Campus Binacional comemora o Dia da Consciência Negra com palestras
No último sábado, dia 21 de novembro de 2015, foi realizado o 1º Encontro Sobre Cultura Afro-Brasileira no Município do Oiapoque, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11).
O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, e foi idealizado e organizado pelo professor Jonathan Viana, membro do Colegiado de História, com a coordenação de professores dos Colegiados de Letras e Pedagogia.
Na ocasião, foram apresentados trabalhos relacionados às questões afro-brasileiras, tais como a representação das personagens negras na literatura, a Lei 10.639/03, as personagens negras em HQ, o papel do NEAB no Estado do Amapá, os movimentos sociais negros e a implementação das políticas afirmativas, por fim, falou-se dos povos indígenas e negros no Brasil, em seus aspectos históricos e sociais. Tivemos como palestrantes da casa, o Professor Paulo Milhomens (História) e a Professora Lucinéia Alves (Letras). Recebemos expositores de outras instituições, como o Professor e escritor Luís Fulano de Tal (Luís Carlos de Santana-GEA), a Professora Elaine Albuquerque (NEAB), o professor e pesquisador Silvaney Rubens e a representante de movimentos sociais Suane Brazão (NEAB). Contamos com a presença do Diretor do Campus Eduardo Margarit, de Edmar Elfort da Mission Locale Régionale de Guyane (Luta contra a exclusão social de jovens), da Dama de Vermelho (representante do Sindicato dos Idosos), de Ivamar Alves (Sebo Cantinho do Saber- Macapá) e de Naldo Maranhão que fechou o evento com chave de ouro, cantando músicas regionais.
Foi uma manhã de muito aprendizado e reflexão. Tivemos 99 expectadores atentos: Professores e acadêmicos de todos os cursos de nosso Campus, professores da rede estadual e municipal, além de estudantes de outras instituições e pessoas da comunidade em geral, interessadas sobre os assuntos abordados no Encontro.
Além disso, contamos com a preciosa e fundamental colaboração dos técnicos e dos monitores, estudantes dos Cursos de História, Letras, Geografia e Pedagogia, que empenharam-se na divulgação e na realização do 1º Encontro Sobre Cultura Afro-Brasileira…
1º ENCONTRO SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA DO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE
A Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional do Oiapoque, convida todos a participar do 1º Encontro sobre Cultura Afro-Brasileira no Município de Oiapoque. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, e foi gerido pelos Colegiados de História, Letras e Pedagogia, sob a coordenação do professor Jonathan Vianna (História), com colaboração dos docentes Fredson Vulcão (Pedagogia) e Lucinéia Alves dos Santos (Letras). O Encontro tem como proposta a discussão e a reflexão da temática afro-brasileira, considerando as determinações da Lei Nº 10.639/03. Assim, serão abordados nos seminários a identidade afro-brasileira na cultura, literatura, educação e história.
Durante o evento haverá apresentação de roda de capoeira , o lançamento da 2ª edição do livro As Noites dos Cristais, bem como sua comercialização. O evento ocorre no dia 21/11, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11).
Local: Auditório do Colares
Data: 21 de novembro de 2015. Inscrições e credenciamento, às 8h/ Palestras, às 9h.
Emissão de certificado: grátis.
Vagas limitadas.
Curso de Letras Português e Francês
O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas respectivas literaturas visa formar o licenciado em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação profissional sob a realidade regional.
O curso preserva a natureza pluridimensional do ensino público superior e possui três áreas de concentração: (1) Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa e em Línguas Estrangeiras Modernas, precisamente, o FLE; (2) Estudos Literários em Língua Portuguesa (LP) e em Língua Francesa (FLE); (3) Didática das Línguas e Literaturas. Defende a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento que compõem a grade curricular do curso e entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, condições para a instalação e manutenção de uma universidade autônoma. Ao considerar a formação do licenciado, a organização curricular do curso volta-se igualmente para a dimensão pedagógica. Assim os objetivos do curso podem ser sistematizados em:
I Formar profissionais que atuem com coerência nas áreas de Linguística, Literatura e Didática das línguas e das literaturas;
II Apresentar as contribuições fundamentais sobre o ensino de Análise Linguística e as concepções contemporâneas da LP e LE, particularmente o FLE, e de seu ensino;
III mediar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos fundamentais da Linguística, Literatura e Didática das línguas;
IV permitir aos discentes a utilização adequada das variedades da LP e do FLE em situações de comunicação;
V proporcionar reflexões sobre o ensino da LP e do FLE em contextos multiculturais e plurilingues;
VI discutir práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da LP (língua e literaturas de expressão em Língua Portuguesa, incluída a literatura amapaense) e do FLE (Língua Francesa e literaturas francesa e francófonas);
VII proporcionar a reflexão associada da literatura (nas línguas portuguesa e francesa), da língua (portuguesa e francesa) e do contexto histórico e social em que tais manifestações emergem e são recepcionadas;
VIII mediar o processo de aquisição e produção de conhecimento e sua relação com as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
IX incentivar os discentes à pesquisa e ao intercâmbio linguístico e cultural com outros falantes nativos de nações lusófonas e francófonas.
Desta forma, o licenciando em Letras – Português e Francês do Campus Binacional de Oiapoque deve se capacitar para dominar, com fluência, as Línguas Portuguesa e Francesa considerando a integralidade e complementaridade das quatro habilidades (ouvir, falar, ler, escrever) concernentes a ambas as línguas (a vernacular e a estrangeira), bem como dominar suas respectivas literaturas com vista para o ensino e a pesquisa linguísticos e literários, sem se descolar das constantes e necessárias observação e compreensão das realidades sociais em que esses saberes são solicitados.
Tendo como fundamento esse princípio, e diante da pertença de docentes e discentes do Curso de Letras – Português e Francês, a etnias e culturas indígenas da região do extremo norte amapaense que faz fronteira com a Guiana Francesa, onde se encontra localizado o município no qual o campus Binacional está inserido, o Plano Pedagógico deste curso não deixa de levar em conta o contexto bastante singular que atravessa a formação dos alunos, que passa a ser mais plural e multilíngue devido aos elementos geopolíticos locais que influem no perfil dos ingressantes e, consequentemente, dos egressos do curso. Esse ambiente multicultural e multilinguístico influencia positivamente a qualidade do desenvolvimento profissional e interpessoal dos formados em Letras.
A articulação entre as características etnográficas de Oiapoque/AP e as experiências próprias do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias voltadas ao curso de Letras possibilita uma interação diferenciada entre os aspectos teóricos e práticos dos conteúdos linguístico-literários dos componentes curriculares e proporciona um âmbito democrático de respeito e partilha, e ao mesmo tempo de construção, de uma identidade científica pela qual são valorizados os distintos tipos de conhecimento.
O perfil do acadêmico do curso de Letras – Português e Francês do Campus Binacional é perpassado pela dialética oriunda dessa conjuntura. Por essa razão, os licenciandos são preparados para o mercado de trabalho imbuídos dessa visão, cujo humanismo que lhe serve de essência se associa com a necessidade de serem dinâmicos e criativos no processo de mediação entre conhecimento científico e as especificidades do processo de ensino e aprendizagem em LP e FLE e suas literaturas nas situações de atuação profissional.