0

MANIFESTAÇÃO DO COLEGIADO DE LETRAS SOBRE O CRONOGRAMA DO EDITAL DE CONSULTA PRÉVIA PARA ESCOLHA DE REITOR/A E VICE-REITOR/A DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, QUADRIÊNIO 2022 2026

Em reunião ocorrida no dia 28 de junho de 2022, o Colegiado dos Cursos de Letras (Francês e Inglês) decide manifestar posição contrária ao Cronograma do Edital de Consulta Prévia para escolha de Reitor/a e vice-reitor/a da UNIFAP, considerando que:
a) Num contexto que apresenta o funcionamento de quatro campi espalhados pelo estado do Amapá (além do Marco Zero, em Macapá, temos os campi de Santana, Mazagão e Oiapoque), o período de 05 a 12 de julho para a campanha das chapas à Reitoria da UNIFAP é extremamente exíguo;
b) A campanha das chapas dar-se-á numa situação de final de semestre na UNIFAP, em que algumas disciplinas de cursos deverão ter encerradas suas aulas, seja em modo presencial ou mesmo remoto. Tal situação torna a campanha algo secundário no horizonte do corpo discente, por exemplo, que prioriza as atividades de avaliação de encerramento das disciplinas;
c) A data proposta para a realização da eleição de chapa à Reitoria da UNIFAP é dia 13 de julho, justamente o último dia do semestre letivo. Isso, para toda a comunidade acadêmica, torna o próprio ato da eleição algo secundário a boa parte da comunidade acadêmica, desmobilizando todo o processo de campanha das chapas.

Entendemos, no âmbito de Colegiado dos Cursos de Letras, que um processo plenamente democrático e inclusivo de escolha da candidatura à Reitoria de uma Universidade pública com a história da UNIFAP deve necessariamente passar por um período razoável para a campanha eleitoral com a apresentação das chapas, a divulgação das respectivas propostas, a elaboração de uma agenda ampla de debates entre as candidaturas e a participação massiva da comunidade acadêmica nesse processo. Entretanto, o atual Cronograma do Edital de Consulta Prévia desconsidera todo esse trâmite e põe em risco o próprio processo eleitoral. Por uma Universidade pública, gratuita, inclusiva, democrática e socialmente referenciada.

Coordenação do Curso de Letras