0

Professores do Curso de Letras Português e Francês receberão recursos de Edital da Universidade da Guiana (UG)

Dois projetos de docentes do curso de Letras Português e Francês foram aprovados para recebimento de recurso proveniente da Universidade da Guiana, em Cayena.

O primeiro projeto, intitulado Ponts littéraires Brésil-Guyane (Pontes literárias Brasil-Guiana Francesa), será desenvolvido pelos professores Erika Pinto Azevedo (Lider), Olaci Carvalho, Annick Belrose, Rosileni Moraes e Yurgel Caldas. Ele objetiva realizar discussões literárias cruzadas entre escritores e pesquisadores da literatura do Amapá e da Guiana. Um evento presencial para discutir a obra e imaginários de um escritor ou escritora amapaense contemporâneo(a) será realizado na Universidade da Guiana e a produção de um(a) escritor(a) guianense será apresentada no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá.

No segundo projeto, intitulado Linguística e Literatura da / na fronteira franco-amapaense, os professores Antonio Almir Silva Gomes e Daniel Borges realizarão um conjunto de atividades na Universidade da Guiana, que inclui conferências com fins ao estabelecimento de parcerias docentes entre as duas universidades, a apresentação do curso de Letras Português e Francês a docentes e discentes daquela Universidade, bem como minicursos sobre questões linguísticas e literárias do estado do Amapá, incluída sua fronteira.

De modo geral, ambos os projetos buscam, sobretudo, o estreitamento dos laços acadêmicos entre os cursos de Letras da Universidade Federal do Amapá e da Universidade da Guiana, tendo na fronteira um ponto de convergência.

Da direita para a esquerda Prof. Dr. Rosuel Lima-Pereira (Pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade da Guiana), Prof. Dra. Erika Pinto de Azevedo (Líder do Projeto Ponts littéraires Brésil-Guyane), Profa. Dra. Rosileni Morais, Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes, Prof. Dr. Daniel Borges (Líder do Projeto Linguística e Literatura da / na fronteira franco-amapaense) e Prof. Olaci Carvalho.

Coordenação do Curso de Letras