0

Cronograma de Bancas de Aceleração de Curso

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCES E LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

CAMPUS MARCO ZERO

 

CRONOGRAMA DE BANCAS DE ACELERAÇÃO DE CURSO 

DIA I 11/12/2023

8:00-12:00 Literatura Brasileira Parte I

8:00-12:00 Literatura Portuguesa

14:00-18:30 Literatura Brasileira Parte II

DIA II 12/12/2023

8:00-10:00 Linguística

10:00-12:00 LIBRAS e Fundamentos

14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

DIA III 13/12/2023

8:00-12:00 Literaturas de Língua Inglesa (Norte-americana)

8:00-12:00 Estágio em FLE I e Literatura Francesa III

14:00-18:00 Língua Inglesa

DIA IV 14/12/2023 

14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

DIA V 15/12/2023

8:00-12:00 Estágio em FLE II e Literatura Francesa IV

8:00-12:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

8:00-12:00 Língua Portuguesa

14:00-18:00 Literaturas de Língua Inglesa (Britânica)

DIA VI 18/12/2023

9:00-12:00 Educação

 

BANCAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Literatura Brasileira Parte I

Daniel Borges

Marcos Paulo Torres

Literatura Brasileira Parte II

Ana Costa Arruda

Mariana Janaina

Yurgel Pantoja

Literatura Portuguesa

Yurgel Pantoja

Mariana Janaina

Língua Portuguesa

Adelma Barros-Mendes

Celeste Ribeiro

Romário Sanches

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

Rosivaldo Gomes

Josenir Sousa

Suzana Pinto

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

Rosileni Pelaes

Ana Paula Arruda

Linguística

Antonio Almir Silva Gomes

Cilene Campetela

Silvagne Vasconcelos Duarte

Língua Inglesa

André Jucá

Brenda Mota

Literaturas de Língua Inglesa

Álvaro Vasques

Paula Sibbelle

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

André Jucá

Brenda Mota

Estágio e Literaturas em Francês Língua Estrangeira (FLE)

Olaci da Costa Carvalho

Annick Marie Belrose

Erika Pinto de Azevedo

Educação

André Victor Cantuária

Marlo Reis

LIBRAS e Fundamentos

Abymael Pereira

Hegon Favacho

 

 

DESCRITOR DE DISCIPLINAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS POR ÁREAS

Área: Literatura Brasileira Parte I

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Brasileira do Período Colonial

Literatura Brasileira I

Literatura Brasileira II

Literatura Brasileira III

Literatura Brasileira do Século XIX

Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea

 

Área: Literatura Brasileira Parte II

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Infanto-juvenil

Literatura Amapaense

Literatura Afro-brasileira

Leitura Literária (optativa)

 

Área: Literatura Portuguesa

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Portuguesa do Período Medieval (Literatura Portuguesa I);

Literatura Portuguesa I

Literatura Portuguesa II

Literatura Portuguesa III

Literatura Portuguesa Clássica (Literatura Portuguesa II)

Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (Literatura Portuguesa III)

 

Área: Língua Portuguesa

Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.

Gêneros Discursivos Acadêmicos

Letramentos e teorias de leitura

Análise Linguística I

Análise Linguística II

Linguística Textual (Leitura e Produção de Texto II)

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.

Didática da Língua Materna I

Didática da Língua Materna II

Didática da Língua Materna III

Prática Pedagógica V

Prática Pedagógica VI

Estágio Supervisionado em Língua Materna I

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Prática Pedagógica em Língua Materna III

Prática Pedagógica em Língua Materna IV

Estagio Supervisionado em Língua Materna II

 

Área: Linguística

Instrumento avaliativo: estudo de caso fictício com dados sobre diversidade linguística para o qual o discente deverá realizar análises e responder a perguntas específicas sobre o estudo de caso com o objetivo de demonstrar conhecimentos nas disciplinas da área.

Linguística II

Linguística III

Linguística IV

Linguística VI

Sociolinguística

Sociolinguística Educacional (optativa)

Psicolinguística (optativa)

Introdução à Análise de Discurso

Semântica e Pragmática (Linguística V)

Reflexões sobre os Diferentes Grupos Étnico-Sociais

 

Área: Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Prova escrita (com questões de listening, gramática e interpretação de texto).

Língua Inglesa III

Língua Inglesa V

Língua Inglesa VI

Língua Inglesa VII

Tradução (optativa)

 

Área: Literaturas de Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes.

Primórdios da Literatura Inglesa

Literatura Norte-americana dos Séculos XVIII e XIX

Literatura Norte-americana dos Séculos XX e XXI

Literatura Britânica dos Séculos XVIII e XIX

Literatura Britânica dos Séculos XX e XXI

Literatura Pós-Colonial em Língua Inglesa

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá desenvolver atividades que contemplem as seguintes habilidades comunicativas: speaking, writing, listening e Reading e simular situações reais do uso da língua em sala de aula. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos acima e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes. Pode ser solicitada para o caso de Didática do ILE I a realização de Prova escrita, individual e sem consulta

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I

Estágio supervisionado em Língua Inglesa II

Didática do ILE I

Didática do ILE II

Didática do ILE III

Práticas Pedagógicas em ILE I

Práticas Pedagógicas em ILE II

 

Área: Estágio e Literaturas Francesas / Francófonas

Instrumento avaliativo: Prova didática com duração de 1h20mn (mínimo) a 1h40 (máximo).

Estágio Supervisionado em FLE I

Estágio Supervisionado em FLE II

Literatura Francesa III

Literatura Francesa IV

 

Área: Educação

Instrumento avaliativo: entrevista oral considerando-se conteúdos das disciplinas.

Didática Geral

Psicologia da Educação

Filosofia da Educação

Política e Legislação Educacional Brasileira – POLEB

 

Área: LIBRAS e Fundamentos

Instrumento avaliativo: Prova escrita e entrevista relacionada a temas das áreas de conhecimentos.

Introdução à Libras

Fundamentos de Educação para Portadores de Necessidades Especiais

Coordenação do Curso de Letras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *