[mantra-button-dark url=”#”]Código[/mantra-button-dark] | [mantra-button-dark url=”#”]Nome da Disciplina[/mantra-button-dark] | [mantra-button-dark url=”#”]CH[/mantra-button-dark] |
[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]ME03[/mantra-button-color] |
Prática pedagógica em ambiente apoiado pela TIC |
[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]45[/mantra-button-color] |
Ementa: Estudo e análise da aplicação do computador à prática pedagógica. Desenvolvimento do potencial de comunicação e de interatividade das tecnologias de informação e comunicação. Análise da interatividade para o cotidiano pessoal e para a prática pedagógica Planejamento de ensino em comunidades virtuais. Aprendizagem em comunidades virtuais. Organização, participação, colaboração e cooperação. |
||
Bibliografia: HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. ARTMED, 2000. JONASSEN, D. et alli. Learning with Technology. A constructivist perspective. New Jersey: Prentice Hall, 1999. LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208p. MAGDALENA, B. C. COSTA TEMPEL, I. E. Internet em Sala de Aula: Com a palavra, os professores. ArtMed, 2003. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo comunidade de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Artmed, 2002 Bibliografia Complementar: A ser selecionada pelo professor. |