Disciplina III – Prática pedagógica em ambiente apoiado pela TIC

[mantra-button-dark url=”#”]Código[/mantra-button-dark] [mantra-button-dark url=”#”]Nome da Disciplina[/mantra-button-dark] [mantra-button-dark url=”#”]CH[/mantra-button-dark]
[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]ME03[/mantra-button-color]

Prática pedagógica em ambiente apoiado pela TIC

[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]45[/mantra-button-color]

Ementa: Estudo e análise da aplicação do computador à prática pedagógica. Desenvolvimento do potencial de comunicação e de interatividade das tecnologias de informação e comunicação. Análise da interatividade para o cotidiano pessoal e para a prática pedagógica Planejamento de ensino em comunidades virtuais. Aprendizagem em comunidades virtuais. Organização, participação, colaboração e cooperação.

Bibliografia:

HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. ARTMED, 2000.

JONASSEN, D. et alli. Learning with Technology. A constructivist perspective. New Jersey: Prentice Hall, 1999.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208p.

MAGDALENA, B. C. COSTA TEMPEL, I. E. Internet em Sala de Aula: Com a palavra, os professores. ArtMed, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo comunidade de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Artmed, 2002

Bibliografia Complementar:

A ser selecionada pelo professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *