Disciplina IV – Design Instrucional

[mantra-button-dark url=”#”]Código[/mantra-button-dark] [mantra-button-dark url=”#”]Nome da Disciplina[/mantra-button-dark] [mantra-button-dark url=”#”]CH[/mantra-button-dark]
[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]ME04[/mantra-button-color]

[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]Design Instrucional[/mantra-button-color]

[mantra-button-color url=”#” color=”#47AFFF”]60[/mantra-button-color]

Ementa: Avaliar a ergonomia de interface de materiais educacionais a partir do reconhecimento de características básicas para sua utilização em atividades de aprendizagem; Fazer a seleção de objetos de aprendizagem e utilizá-los em consonância com as abordagens pedagógicas adotadas; Projetar atividades que explorem a interação como principal mecanismo de aprendizagem; Construir objetos de aprendizagem interativos; Avaliar jogos educacionais do ponto de vista pedagógico e utilizá-los em atividades de aprendizagem.

Bibliografia:

Bittencourt, G. Inteligência Artificial – Ferramentas e Teorias. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

Clua, Esteban Walter Gonzalez, Bittencourt, João Ricardo. Uma Nova Concepção para a Criação de Jogos Educativos. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – Minicurso, Manaus, 2004. Disponível em: http://sbie2004.ufam.edu.br/anais_cd/anaisvol2/Minicursos/Minicurso_03/minicurso_03.pdf

Flores, M. L. P., Tarouco, L. M. R. Diferentes tipos de Objetos para dar Suporte à Aprendizagem. Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/2h_maria_lucia.pdf

Gurgel, Teresa Cristina Motta. Processo para Avaliação de Interfaces de Softwares Educacionais. Em Oficina sobre Design e Avaliação de Interfaces para Ambientes Educacionais, Anais do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2004). Curitiba, 17-20 Outubro 2004. Disponível em: http://www.ime.uerj.br/~raquel/wied/ihc2004/TGurgel.pdf

Koohang, A., Harman, K. Learning Objects and Instructional Design. Informing Sciences, 2006.

Moran, José. Como utilizar as tecnologias na escola. (2007). Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm. Texto faz parte do livro do autor: A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá (Papirus, 2007, p. 101-111)

Nielsen, J., Tahir, M. Homepage Usability: 50 Websites Deconstructed. New Riders Press, 2001.

Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. Design de Interação. Além da Interação Humano-Computador. Porto Alegre, RS: Bookman. 2005.

Reategui, Eliseo. Interfaces para Softwares Educativos. Palestra convidada no IX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, Cinted, UFRGS. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/1bEliseo.pdf

Rocha, H. V. da, Baranauskas, M. C. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. São Paulo: UNICAMP, 2000.

Tarouco, L. M. R., Roland, L., Fabre, M. C. J. M., Konrath, M. L. P. Jogos Educacionais. Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação. Março/2004 – Vol.2 Nº1. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/artigos/30-jogoseducacioanis.pdf

Wooldridge, M. (2002) An introduction to multiagent systems. Chichester: J. Wiley,   2002. 348 p.

Bibliografia Complementar:

A ser selecionada pelo professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *