XI Congresso Brasileiro de Agroecologia

04 a 07/11/2019 – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju/SE

Resumo 01

Título: Segurança alimentar e medicina popular na Reserva Extrativista Rio Cajari, Amapá, Amazônia, Brasil

Autores: RIBEIRO, Adivair Freitas; LEÃO, Janilson Morais de; MORAES, Alcidete Flexa; PENHA, Willis Freitas; PAULA FILHO, Galdino Xavier.

Resumo: A Reserva Extrativista Rio Cajari é habitada por populações tradicionais que desenvolvem seus sistemas de produção baseados no agroextrativismo, tendo as florestas como fonte dos produtos que são demandados para alimentação, medicina popular, ferramentas e utensílios para pesca e agricultura, e construção de habitações. Porém, nos últimos anos têm crescido os focos de queimadas e de desmatamento nesta região, ameaçando muitas espécies nativas para as quais ainda não há informações de manejo. Desta forma, o presente estudo teve o objetivo de coletar sementes de espécies nativas da Resex Rio Cajari para produzir mudas e posteriormente distribuir nas comunidades da região. Até o momento já foram coletadas e estão sendo propagadas sementes de oito espécies nativas. Essa ação contribui com as estratégias da soberania e segurança alimentar destas populações, visto que estas espécies, além de serem utilizadas nas comunidades, também têm seu excedente comercializado nas feiras urbanas do estado.

Resumo 02

Título: Identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais e Plantas Medicinais em três escolas da Reserva Extrativista Rio Cajari, Sul do Estado do Amapá

Autores: MORAES, Alcidete Flexa; RIBEIRO, Adivair Freitas; JARDIM, Ranicley Sousa; VAZ, Joaz Brazão; PAULA FILHO, Galdino Xavier

Resumo: A Amazônia dispõe de elevada diversidade de espécies vegetais utilizadas como recursos alimentícios e fitoterápicos. Entretanto, nota-se que o conhecimento sobre o uso destes recursos vêm diminuindo. Considerando estes aspectos, o presente trabalho teve como objetivo resgatar as espécies vegetais mais abundantes em três comunidades ribeirinhas da RESEX Rio Cajari, no Sul do Amapá. O projeto foi desenvolvido junto à alunos do ensino fundamental e consistiu na realização de aulas expositivas sobre o benefício das plantas, e turnês guiadas com os alunos nos entornos das escolas. As informações obtidas estão sendo organizadas em uma cartilha didática que servirá de subsidio para compor as respectivas bibliotecas escolares.

Resumo 03

Título: Agroecologia e produção orgânica no Território Sul do Estado do Amapá

Autores: PENHA, Willis Freitas; CHUCRE, Sirlany Brandão; SALGADO, Jessé Valente; LEÃO, Janilson Morais de; PAULA FILHO, Galdino Xavier.

Resumo: O território Sul do Amapá é constituído por populações tradicionais que desenvolvem seus sistemas de produção em estreita simbiose com os recursos naturais, principalmente rios e florestas. Considerando estes aspectos, este trabalho relata as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Amapá – Campus Mazagão (NEA UNIFAP/MZG), as quais dividem-se em dois eixos: Educação socioambiental, visa a realização de cursos, palestras, diagnósticos e capacitação, e Produção vegetal e animal na perspectiva agroecológica, consiste na implantação de viveiro para espécies medicinais, PANC e melitófilas; de banco de sementes crioulas e de sistema de criação de frangos caipiras orgânicas. Além da criação da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Amapá (CPORG). Observa-se que há uma demanda considerável de produção agroecológica e orgânica nesse território, mas necessita ser mais fomentada por meio de pesquisa cientifica e assessoria técnica.