A popularização do uso da internet e a grande quantidade de ferramentas nela disponíveis criaram uma nova forma de aprendizagem: o ensino colaborativo. O número de usuários ativos de internet no Brasil chegou a 60,7 milhões no mês de março de 2014, segundo levantamento divulgado pela Nielsen Ibope. Ainda segundo a companhia, houve um crescimento de 6,5% nesse número comparado a fevereiro. A quantidade de usuários que acessa a rede de casa chegou a 51,6 milhões. Esses números deixam claro o perfil do internauta brasileiro, quais sejam pessoas interessadas em trocar conhecimento e informações.
Muitas empresas e entidades diversas apostam no ensino colaborativo investindo em sites de troca de conteúdo, onde a informação é compartilhada por cada um dos usuários.
Com o advento do crescimento da web e de novas soluções desenvolvidas através do avanço tecnológico baseado em sistemas distribuídos, um enorme volume de informações passou a ser gerado por pessoas e entidades em todo o mundo. Todavia, constatou-se que os modelos de bancos de dados relacionais popularmente utilizados, apresentam limitações ao trabalhar com grandes volumes de dados. Consequentemente, surgiu a necessidade de criar um modelo de banco de dados dotado de escalabilidade, capaz de manipular uma crescente quantidade de dados de maneira uniforme. A partir de então, de acordo com estudos realizados sobre bancos de dados distribuídos e possíveis melhorias para alcançar maior nível de escalabilidade, e alta disponibilidade, novas aplicações não-relacionais foram desenvolvidas criando uma nova tendência chamada de NoSQL.
Estudos sobre conceitos, características e casos de uso de bancos de dados desenvolvidos sob esta perspectiva são apresentados neste artigo com o intuito de mostrar como o modelo não-relacional lida com a necessidade de escalabilidade e qualidade de serviço.
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