0

Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente – SBAI 2023

Trabalhos apresentados:

  • Segurança de sistemas ciberfısicos contra ataques a atuadores: um método baseado em criptografia
    • Resumo: Resiliência contra ataques cibernéticos é uma demanda de sistemas ciberfísicos modernos dada a evolução da indústria 4.0.
      Neste trabalho, formalismos de Sistemas a Eventos Discretos (SEDs) são utilizados para a formulação de uma abordagem para segurança de sistemas ciberfísicos contra ataques a atuadores através do uso de criptografia simétrica baseada em eventos. Nesta proposta, eventos controláveis devidamente selecionados são criptografados antes da sua transmissão do controlador para a planta, levando intrusos a inferir equivocadamente as ações de controle do supervisor.
      Assim, espera-se que ataques a atuadores não tenham o efeito esperado na planta, de maneira que estados inseguros não sejam alcançados. A abordagem proposta foi aplicada a um estudo de caso encontrado na literatura, em que a identificação de ataques ocorre sem que danos sejam infligidos, mantendo a integridade do sistema.
  • Controle Supervisório Tolerante a Falhas de Sistemas a Eventos Discretos: Estudo de Caso
    • Resumo: Neste trabalho trata-se do problema de controle supervisório tolerante a falhas intermitentes de sistemas de manufatura modelados como sistemas a eventos discretos (SEDs). Duas abordagens de tolerância a falhas foram aplicadas a um estudo de caso desenvolvido sobre uma planta virtual no \textit{software} Factory IO: abordagem ativa e ocultação de falhas. Em ambos os casos foi utilizado um autômato diagnosticador para detectar a ocorrência de falhas. Supervisores modulares foram projetados com base na teoria de controle supervisório de SEDs e a estrutura de controle tolerante a falhas foi implementada em CLP, controlando a planta virtual via protocolo de comunicação OPC. Diferentes estratégias de implementação da estrutura de controle tolerante a falhas são propostas e aplicadas sobre o estudo de caso, obtendo-se com todas elas o correto funcionamento da planta, mesmo com a intermitente ocorrência de falha.

Samuel Silva de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *