Educação e Território nas Amazônias

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) desenvolverá no período de 04 a 06 de junho de 2024 a formação “Educação e Território nas Amazônias”, com o Prof. Dr. Bruno Malheiro da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). A atividade é coordenada por três docentes: Prof. Dr. Albert Alan de Souza Cordeiro (PPGED/UNIFAP), Profa. Dra. Débora Mate Mendes (PPGED/UNIFAP) e Profa. Dra. Eliane Cabral da Silva (PPGEO/UNIFAP).

A atividade foi inicialmente prevista para ocorrer no âmbito da Disciplina “Educação, Poder e Território na Amazônia”. Entretanto, com a paralisação das atividades letivas, em decorrência da greve docente e da suspensão do calendário acadêmico, houve sua redefinição para uma formação aberta, incorporada à agenda da greve, conforme deliberação ocorrida em Assembleia do Sindicato dos Docentes da UNIFAP.

O objetivo da formação consiste em “construir uma crítica ao modo de produção/destruição capitalista a partir da Amazônia, identificando suas engrenagens materiais e subjetivas, para nos distanciar de suas formas de pensar e sentir o mundo e nos reconectar aos modos de sentipensar de povos e comunidades que ainda fazem do território seu eixo fundamental de formação mais que humana”. O desenvolvimento do processo formativo envolverá dois dias de estudos teóricos e discussões, no Campus Marco Zero da UNIFAP – Macapá (AP), e um dia de visita em uma comunidade camponesa amapaense, sempre em dois turnos (manhã e tarde).

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 03 de junho, 12h. Para inscreve-se clique aqui.

Bruno Cezar Pereira Malheiro é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA – UFPA) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. É coordenador do Laboratório de Estudos em Território, Interculturalidade e R-Existência na Amazônia (LaTierra). Tem experiência de pesquisa nos seguintes temas: Geografia da Amazônia; Geohistória da Amazônia; Conflitos territoriais na Amazônia; Geografia dos Grandes Projetos de desenvolvimento; Discurso e produção do espaço; Questão agrária na Amazônia; Educação do campo; e Geografia e Pensamento decolonial. É autor de vários artigos em revistas especializadas, um dos autores do livro “Horizontes Amazônicos: para repensar o Brasil e o mundo”, Rosa Luxemburgo e Expressão Popular, 2021, e autor de “Geografias do Bolsonarismo: entre a expansão das commodities, do negacionismo e da fé evangélica no Brasil”, Amazônia Latitude Prees, 2023. Também é co-reteirista do filme documentário “Pisar Suavemente na Terra”, Amazônia Latitude Filmes, 2022. (Texto retirado do lattes – http://lattes.cnpq.br/3831534929083590)