Pesquisadores do PPGED/UNIFAP participam de Simpósio sobre internacionalização da educação

Nos dias 24 e 25 de junho de 2024 ocorreu, em Belém (PA), o I Simpósio do Gestrado (Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento com o tema A AGENDA GLOBAL DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DOS ORGANISMOS INTERCIONAIS, foi organizado pela Profa. Dra. Olgaíses Cabral Maués (PPGED/UFPA). A programação contou com a participação de pesquisadores de várias universidades brasileiras. O PPGED/UNIFAP foi representado pelo Prof. Dr. André Rodrigues Guimarães e a Profa. Dra. Antonia Costa Andrade, com exposição de resultados de pesquisa desenvolvidas em nosso Programa sobre a educação para imigrantes e refugiados na região amazônica.

A participação dos pesquisadores do PPGED/UNIFAP, na condição de palestrantes, ocorreu na mesa de encerramento do Simpósio, com o tema INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ORGANISMOS INTERNACIONAIS, MOBILIDADE ESTUDANTIL E O DIREITO DE IMIGRANTES E REFUGIADOS.

A Profa. Dra. Antonia Andrade expôs resultados de estudo, sistematizados na Dissertação de Erlani Favacho, sobre a normatização do direito à educação básica para imigrantes e refugiados na Amazônia Legal. O Prof. Dr. André Guimarães fez uma análise das medidas de acesso à educação superior para imigrantes e refugiados nas universidades federais da região Norte do Brasil, considerando estudos que vem sendo desenvolvidos pelo mestrando Eduardo Cardoso.