111ª Apresentação de Dissertação do PPGED/UNIFAP

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Na sexta-feira, 29 de novembro de 2024, a partir das 9h, ocorreu a defesa de dissertação da mestranda Marina de Almeida Cavalcante, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap), cuja pesquisa foi orientada pelo Prof. Alexandre Adalberto, aprofundou a compreensão sobre a experiência de adolescentes LGBTQIAP+ no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá.

A pesquisa, inserida na linha de Educação, Culturas e Diversidades, revelou a necessidade urgente de criar ambientes escolares mais seguros e inclusivos. Ao investigar como esses adolescentes percebem e vivenciam a LGBTQIAP+fobia, evidenciando a importância de desenvolver estratégias para combater a discriminação e promover a igualdade.

O estudo compreende que, apesar da despatologização da homossexualidade, ao compararmos indivíduos heterossexuais com os LGBTQIAP+, esses ainda vivenciam um maior adoecimento mental. Além disso, o estigma e a discriminação expõem esses indivíduos a maior vulnerabilidade, resultando em altos índices de adoecimento mental e violências das mais diversas. Essa situação é agravada pela presença de violências em diversos âmbitos da vida, desde o ambiente familiar até as instituições públicas. Assim, homossexualidade, longe de ser um fator isolado, está inserida em uma hierarquia de sexualidades, onde a heterossexualidade é considerada superior. Essa hierarquização se manifesta em diversos espaços, incluindo a escola, que muitas vezes reproduz a heteronormatividade e discrimina as identidades LGBTQIAP+.

No entanto, percebe-se também que a escola pode ser um espaço de transformação. Ao reconhecer a diversidade de gênero e sexualidade, a escola pode promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso. É fundamental que todos os atores escolares se envolvam nesse processo, questionando os padrões normativos e trabalhando para construir uma cultura escolar mais justa e equitativa.

A banca avaliadora, composta pelos Professores Dr. Fábio Wosniak (PROFIARTE URCA) e Dra. Arthane Menezes Figueirêdo (PPGED UNIFAP), aprovou a pesquisa. A mestranda Marina de Almeida Cavalcante destacou a contribuição significativa para esse debate, ao trazer à luz as experiências e as necessidades dos adolescentes LGBTQIAP+. Seus resultados podem servir como base para a implementação de políticas públicas e ações educativas que promovam a inclusão e o combate à discriminação.