II Colóquio da Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidades

Estão abertas as inscrições para o II Colóquio da Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (https://www.even3.com.br/iicoloquio/).

Nesta segunda edição, o PPGED-UNIFAP convida-nos a “Amazonizar”, conclamando o campo da educação a voltar-se, cada vez mais, às realidades amazônicas, e refundar-se a partir destes marcos culturais, políticos e epistêmicos. Se a escolarização foi instrumento de invasão cultural e de conformação de subjetividades voltadas às sociedades capitalistas, hoje ela é instada a auxiliar nesta tarefa descolonizadora.

O II Colóquio é um esforço dos docentes e discentes da linha em contribuir com todo este debate, discutindo as problemáticas educacionais dos povos, grupos e populações que formam a Amazônia amapaense, advogando a conformação de processos educativos interculturais e críticos, a partir da região, e assumindo a produção científica em educação como um mosaico em que diferentes tradições culturais e epistemológicas contribuem para a compreensão e transformação da realidade.