108ª Apresentação de Dissertação do PPGED/UNIFAP

Na quinta-feira, 20 de junho de 2024, a partir das 9h, ocorreu a defesa de dissertação do mestrando Paulo Rodrigues Pantoja Júnior, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap), cuja pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Sidney da Silva Lobato, na linha de pesquisa Políticas Educacionais.

A pesquisa analisou a temática do trabalho docente – a partir do Materialismo Histórico e Dialético (MHD) – à luz das normativas educacionais produzidas e direcionadas às professoras e aos professores da Educação Básica, em meio a pandemia de Covid-19, no Sistema Municipal de Ensino de Portel-PA (SMEP) entre os anos de 2020 a 2022. O estudo apontou que a produção de normativas voltadas ao exercício laboral de professoras e de professores da Educação Básica tem se pautado em interesses econômicos da classe burguesa dominante, que tem na figura do Estado seu principal aliado.

Desta feita, o Estado tem, por meio da produção e implementação das políticas educacionais direcionadas ao trabalho docente, contribuído para reforçar a hegemonia da classe burguesa e pari passu provocado a precarização dop trabalho, a intensificação da atuação laboral e o adoecimento das/dos docentes da Educação Básica brasileira. Na conjuntura pandêmica e educacional do Sistema Municipal de Ensino de Portel-PA (SMEP), a pesquisa evidenciou a existência de uma relação de simbiose entre a produção das políticas educacionais nacionais e as que foram constituídas em âmbito local para o labor docente, com fortes contrapontos e necessários atos de resistências dos movimentos sociais, nos debates ocorridos no âmbito do Conselho Municipal de Educação de Portel (CMEP).

Após receber parecer favorável da banca avaliadora, o mestrando Paulo Rodrigues Pantoja Júnior destacou a importância da pesquisa, enquanto instrumento de produção do conhecimento socialmente referenciado, bem como enfatizou a relevância social que o trabalho acadêmico trouxe para novos estudos no campo das Políticas Educacionais e do Trabalho Docente, sobretudo no contexto amazônico e marajoara, o qual faz parte.