Inserção de negros/as e trans foi debatido na primeira etapa do Ciclo de Formação sobre Ações Afirmativas

Ocorreu, no dia 15 de agosto de 2024, o primeiro encontro do Ciclo de Formação sobre Ações Afirmativas no PPGED/UNIFAP, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Os debates abordaram a inserção da população negra e população trans (travestis, transexuais e transgênero), com condução da Profa. Dra. Eugénia Foster e Prof. Dr. Alexandre Pereira.

A Profa. Dra. Eugénia Foster analisou alguns dos desafios da inserção da população negra na pós-graduação da UNIFAP, e em especial no PPGED. Destacou também “a importância de iniciativas como esta, seja para estudantes, como para os docentes, enquanto estímulo para se refletir a respeito dos rumos adotados pela UNIFAP, no processo de implantação da política de ações afirmativas na instituição, em suas várias dimensões”. Entretanto, a mesma destaca o que já assinalou Célia Linhares, que foi sua orientadora no Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense: “uma canetada não resolve o problema do racismo e da exclusão social no Brasil, mas certamente não prescinde dela”. Assim, conclui a pesquisadora, é necessário “identificar/analisar alguns dos mecanismos de opressão que circulam e vão se metamorfoseando no espaço educativo e, concomitantemente, buscar também tornar visíveis e reconhecíveis os movimentos de resistência, que denominamos de movimentos instituintes”.

O Prof. Dr. Alexandre Pereira apresentou dados concernentes a população Trans (Travestis, transexuais e transgêneres) demonstrando a vulnerabilidade social e educacional dessa população. Evidenciou um cenário em que as políticas afirmativas voltadas para a inclusão de pessoas trans ainda não foram plenamente incorporadas pela gestão central da Universidade. O pesquisador, destacou, ainda, o PPGED por impulsionar uma política interna de ações afirmativas desde sua criação, tornando-se protagonista nesse processo.

Para o Coordenador do PPGED, Prof. Dr. André Guimarães, o Programa tem implementado medidas imprescindíveis para a inserção de populações e grupos historicamente excluídos do direito à educação e outras políticas sociais, como a reserva de vagas em todos os editais de seleção e, fundamentalmente, a instituição de processos seletivos específicos para ações afirmativas. No entanto, destaca o professor, ainda há muito que fazer para se viabilizar a efetiva inclusão não só no PPGED, mas em toda pós-graduação. Atividades como esta, concluiu o Coordenador, são essenciais para avançarmos nessa direção.

O Ciclo de Formação terá continuidade no dia 22 de agosto, a partir de 14h, no Auditório do CEPA, no Campus Marco Zero da UNIFAP (Macapá-AP).