MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

Sobre o Evento:

Os Direitos Humanos nascem de uma construção histórica que busca reconhecer a dignidade humana. Seu processo de elaboração e fortalecimento ocorre em diferentes contextos sociais e após períodos destacados por múltiplas formas de violência contra os seres humanos. Nessa trilha, emerge a Educação como um dos instrumentos tanto para o acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, quanto para a formação e a prática que articula valores de tolerância, solidariedade, justiça social, pluralidade e sustentabilidade.

Partimos, ainda, da premissa de que a colonialidade atuou como um dispositivo de ingerência na nossa formação histórica como uma forma de exploração econômica e de implementação de práticas sociais baseadas na segregação das diferenças, quer sejam de raça, de etnia, de gênero e de sexualidade e que tem, no movimento da decolonialidade, traços de resistência e de insurreição.

Assim, por ter sido formatada nessa mesma perspectiva a ¨Linha de Educação, Culturas e Diversidades¨, vinculada ao Mestrado em Educação – PPGED da Universidade Federal do Amapá, por meio da disciplina “Estudos Temáticos de Educação em Direitos Humanos”, promove o Seminário deDireitos Humanos e Educação: Uma Questão Interdisciplinar em Diferentes Contextos – SEDIH 2019 em conjunto com o II Seminário de Educação, Decolonialidade, Gênero e Diversidade Sexual como um importante espaço de socialização de conhecimentos e de debates. Será oportunizada a exposição de pesquisas realizadas por professores pesquisadores e alunos do PPGED integrantes da Linha, juntamente com palestras de convidados externos. Haverá ainda, espaço destinado a apresentação de pôster por alunos de graduação, cujos temas abordados dialoguem com os Direitos Humanos, sob o viés educacional.