I Ciclo de Palestras do PPGLET

Entre os dias 27 de novembro e 11  de dezembro de 2019, o PPGLET realizou o I Ciclo de Palestras do PPGLET, evento que recebeu a presença da Profa. Dra. Tânia Alkmin (UNICAMP), Ana Vilacy Galúcio (MPEG) e Christina Ramalho (UFS).

Nos dias 27 e 28 de novembro, a Profa. Tânia Alkmim (UNICAMP), uma das principais pesquisadoras e precursoras dos estudos sociolinguísticos no Brasil, ministrou o minicurso Português de negros e escravos: roteiro de pesquisa e a palestra Falas e Cores – um estudo sobre o português de negros de escravos no Brasil do século XIX.

Nos dias 02 e 03 de dezembro de 2019, a Profa. Ana Vilacy Galúcio (MPEG), com larga experiência em documentação de línguas indígenas amazônicas, ministrou o minicurso Tópicos em teoria e métodos de documentação linguística e participou, na tarde do dia 03, do Café com Línguas Indígenas, evento em parceria com o NELI, proferindo a palestra Documentação de Línguas Indígenas na Amazônia: desafios e perspectivas

Já nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2019, a Profa. Christina Ramalho (UFS), com expertise em Literatura Brasileira pesquisando, entre outras coisas, as epopeias brasileiras, ministrou o minicurso A presença indígena na epopeia brasileira – do séc. XVI a nossos dias. Nesse período, em parceria com NUPEL, foi promovida a mesa redonda Palavras (en)cantadas: narrativas orais indígenas. Por fim, ministrou a palestas, também em parceia com o NUPEL, proferiu a palestra A poesia da canção: algumas reflexões sobre a MPB.

Durante essas atividades, tivemos importantes contribuições para o desenvolvimento e fortalecimento do PPGLET. Em 2020, divulgaremos a nossa agenda do Ciclo de Palestras, aguardamos a presença de toda a comunidade acadêmica.

  

 

 

Deixe um comentário