Você está visualizando atualmente Formatura de 70 estudantes do curso de Libras para a comunidade

Formatura de 70 estudantes do curso de Libras para a comunidade

 

Inclusão e acessibilidade, o Profid qualifica pessoas que agora poderão se comunicar com a pessoa surda.

Aconteceu, na sexta-feira, (09), a formatura de 70 estudantes do curso de extensão Libras para a comunidade. Já possuíam conhecimento básico em Libras e dedicaram-se durante 2 meses, no aperfeiçoamento do seu aprendizado para receberem neste dia o certificado nos níveis IV e V.

Monitora da turma presencial, Bruna Zamara e seus alunos. Foto: Francisco (Bolsista Comunicação Profid).

O curso de extensão Libras para a comunidade existe desde 2014 e durante seus 10 anos de existência entrega à sociedade pessoas aptas na comunicação em Libras, promovendo a acessibilidade. O Libras para a comunidade é o projeto precursor do Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (PROFID), o maior projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O programa oferta cursos livres e gratuitos, aberto para a participação da comunidade, com chamada para matrículas através de edital.

 

A monitora Willany Maria, fala sobre sua experiência com a turma remota. Foto: Francisco (Bolsista Comunicação Profid).

A monitora da turma remota, Willany Maria, relatou em sua experiência que “os alunos seguiram firmes em busca da conclusão do curso e com empenho, superou desafios e juntos alcançaram a conclusão”. A monitora que acompanhou a turma presencial, Bruna Zamara, destacou o momento da formatura como “a consagração dos alunos que percorrem o caminho desde o nível básico, alcançando mais essa conquista.”

Aluno Washington Mendes recebendo o seu certificado de conclusão do curso. Ao seu lado a monitora Willany Maria. Foto: Francisco (Bolsista Comunicação Profid).

O aluno Whasington Mendes afirmou que “tive o interesse despertado em libras, por causa de um primo surdo”. Ele parabenizou a dedicação dos monitores e do corpo docente do projeto, no suporte estrutural e motivação para a conclusão do curso. Whasington também afirmou que busca seguir na área, como intérprete. 

Coordenadora do curso Libras para Comunidade, Professora Natália Vasconcelos, realizando a entrega de certificado à uma aluna do curso. Foto: Francisco (Bolsista Comunicação Profid).

Idealizador do Libras para comunidade, Professor Melque Lima, realizando a entrega de certificado à uma aluna do curso. Foto: Francisco (Bolsista Comunicação Profid).

 

A coordenadora do curso de extensão, Libras para a comunidade, a professora Natália Vasconcelos, destacou que “é uma alegria imensa fazer parte desse momento, fazer parte do PROFID que é o maior programa da nossa Universidade”. Ela também reforçou quanto a importância dos cursos para a empregabilidade, “são 70 alunos que logo estarão no mercado de trabalho, alunos que já atuam no mercado por conta dos nossos cursos.” O professor Melque Lima, idealizador do projeto, enfatizou “quero parabenizar todos os alunos que escolheram participar do nosso projeto Libras para a comunidade, sejam bem vindos a próxima etapa, quem sabe ao próximo projeto tradução e interpretação de libras e o PROFID é isso gerar oportunidades para jovens e adultos no Amapá todo!”

Equipe da Coordenação do Profid, monitores e alunos formados nos níveis IV e V do curso de extensão Libras para a Comunidade. Foto: Francisco (Bolsista Comunicação Profid).

Texto: Juliana Alves (Bolsista Comunicação Profid)

Deixe um comentário