- João Pedro dos Santos Monteiro
Acadêmicos de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá.
Acadêmicos de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá.
O Python é uma linguagem de programação de scripts conhecida por sua simplicidade e ampla variedade de aplicativos. Por esta razão, é considerado um dos melhores idiomas para iniciantes. Usado para tudo, desde Desenvolvimento da Web até Computação Científica (e muito mais), o Python é referido como uma linguagem de “propósito geral” pela maior comunidade de programação.
Ele pode ser adquirido pelo site: www.python.org/downloads/.
Você pode realizar a instalação dele em seu computador seguindo os seguintes passos descritos no site do Python Brasil: python.org.br/instalacao-windows/.
O Scratch tem sua versão web através do site scratch.mit.edu, nele é necessário realizar um cadastro, simples e rápido, após o cadastro os projetos podem ser desenvolvidos.
Também existe a versão offline disponível no site scratch.mit.edu/download, o pré-requisito para a instalação é apenas o Adobe AIR, que também está disponível na mesma página. A versão offline pode ser instalada nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS e Mac OS X .
O interesse em realizar o projeto Programação na Escola surgiu mediante a necessidade de profissionais que dominam a programação de computadores no estado do Amapá, e isto reflete nos cursos de tecnologia. Além disso, dar-se-á pela importância do uso da programação em diversas áreas de conhecimento e faixas etárias. Assim, o projeto busca despertar o interesse da programação em alunos da rede pública de ensino e permite envolver acadêmicos e professores do Curso de Ciência da Computação – CCC da Universidade Federal do Amapá.
Segundo Mark Zuckerberg, criador do Facebook, em um vídeo promocional que estimula o ensino de programação nas escolas, incentivada pela Code.org (uma organização sem fins lucrativos), diz que “A limitação dessa área é que não há gente suficiente com treinamento e habilidade hoje em dia”. Por isso, torna-se necessário promover o conhecimento dos conceitos de programação para a sociedade em geral.
Sendo assim, o projeto Programação na Escola propõe o ensino dos principais conceitos de lógica de programação de forma lúdica, utilizando a linguagem Scratch (um projeto do Media Lab, do MIT – Massachusetts Institute of Technology que ensina crianças a programarem), possui comandos em formato de blocos lógicos (fazendo alusão aos brinquedos LEGOS), permitindo ao estudante uma melhor compreensão dos conceitos de programação. Além do mais, o projeto contará com um evento de culminância que propiciará minicursos de linguagem de programação com os seguintes níveis: iniciante, intermediário e avançado, sendo o público alvo crianças, jovens e adultos. Acredita-se que despertará ainda mais o interesse em aprender e aprimorar o conhecimento obtido.
Desta forma, o projeto como um todo, busca incentivar o uso da programação computacional nas diversas faixas etárias, que de acordo com Mitchel Resnick, criador do Scratch, relata que “codificar (programação de computadores) consiste em uma extensão da escrita”. E que a capacidade de codificar permite o indivíduo “escrever novos tipos de coisas, como por exemplo, histórias interativas, jogos, animações e simulações”. Assim como acontece com a escrita tradicional, segundo Resnick, há fortes razões para que todos possam aprender uma linguagem de programação (SCRATCH, 2016).
Contudo, a prática dessa atividade permitirá aprender conceitos matemáticos e computacionais (como variáveis e condicionantes), bem como, desenvolver estratégias para a resolução de problemas, elaboração de projetos, e realizar trocas de ideias. Estas habilidades são úteis não apenas para cientistas da computação, mas para todos, independentemente da idade, origem, interesses ou ocupação.
O Projeto Programação na Escola busca levar o ensino de linguagem de programação de computadores para alunos de escolas públicas do estado do Amapá. Por meio de um ensino lúdico, interativo e de uma linguagem acessível, onde professores e alunos aprenderão com facilidade os principais conceitos de lógica de programação, sendo esta a base para se ter domínio em uma linguagem específica de programação.
Assim, com o uso da ferramenta Scratch (um projeto do Media Lab, do MIT – Massachusetts Institute of Technology que ensina crianças a programarem), facilitará a aprendizagem da lógica de programação, não limitando faixa etária, ou seja, crianças, jovens e adultos terão uma aprendizagem mais significativa. Isto se dá pelo fato, de que a linguagem Scratch não constitui em linhas de comandos, mas ao invés disso, a construção de algoritmos de programação é através de diagrama de blocos, que ao serem arrastados e encaixados de forma ordenada, proporcionará resultados surpreendente.
Também será utilizada a Linguagem de Programação Python. Essa linguagem possui uma escrita simples e enxuta o que torna o seu aprendizado fácil para aqueles que estão começando a programar e não tem o domínio de lógica de programação. Mesmo sendo a simplicidade sua característica mais atrativa, ela não deixa de ser robusta, onde se pode construir diversos tipos de aplicações, desde sistemas para web a jogo eletrônicos com essa linguagem.
Além do mais, o projeto contará com um evento de culminância para divulgar os resultados realizado durante o projeto, bem como, disseminar a cultura de programação de computadores através de minicursos, palestras e competições.