Parcerias são firmadas e Semana do Químico ganha forma

Parceria com a Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Em uma visita a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), no dia 03 de março de 2016, às 10h30min, foi realizada uma reunião com a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UEAP, Profª Msc. Ana Júlia, juntamente com o Prof. Esp. Kelton Belém, Profª Heliana Marques e Profª Ana Paula Freire, representantes da ABQ PA/AP.
Os assuntos abordados foram: Apoio da instituição (UEAP), já que a mesma oferta o curso de Química e áreas afins; Semana do Químico (que será realizada pela ABQ PA/AP); Local e data do acontecimento “Semana do Químico”; Professores palestrantes e ministrantes de minicursos; e por fim, divulgar o EAPQ (Encontro Amazônico do Ensino de Química) e o EPQAP (Encontro dos profissionais de Química do Amapá).
No decorrer da reunião, o Prof. Kelton fez as devidas explanações, e a Profª Ana Júlia disse aos representantes, ali presentes, da ABQ PA/AP, que poderão contar com o apoio da instituição, no que diz respeito, ao espaço dos laboratórios e auditórios, o laboratório pedagógico de Química e algumas salas, além de professores que estarão se disponibilizando a realizar palestras e minicursos.
A UEAP possui uma localização de fácil acesso, pois a mesma está situada no centro da capital Macapá-AP, e conta também com laboratórios equipados, que por sua vez estão qualificados para atender a clientela Química. Tornando-se preferível para sediar a “Semana do Químico”, o que já está confirmado pela Coordenadora Profª Ana Júlia.
A data do Evento ficou firmada para acontecer no mês de Junho de 2016, finalizando justamente no dia 18 de Junho, o “Dia do Químico”.
A ideia da ABQ PA/AP para a realização da Semana do Químico no Amapá é interligar as instituições que possuem o curso de Química, já que únicas que realizam algo próximo a esta realidade, sempre fazem de forma isolada, e não é esse o objetivo.

Prof. Kelton e Prof. Ana Júlia
Prof. Esp. Kelton Belém e a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química Prof. Msc. Ana Júlia.

Parceria com a Instituto Federal do Amapá (IFAP)

Ainda no dia 03 de Março de 2016, às 11h30min, os representantes da ABQ PA/AP, partiram para se reunir com o Coordenador do Curso de Química do Instituto Federal do Amapá, Prof. Dr. Marcos Feitosa, junto com a docente do IFAP e também representante da ABQ PA/AP, Prof. Msc. Emmanuele Andrade, ainda com o intuito de abordar assuntos referentes ao apoio da Instituição IFAP para a “Semana do Químico”. Os assuntos foram explorados pelo Prof. Kelton ao Prof. Marcos e Profª Emmanuele, que firmaram a parceria com o Evento, além de ficarem de selecionar profissionais das áreas afins para ministrar palestras e minicursos no Mesmo.
O IFAP ainda disponibilizou, se houver necessidade, o espaço dos laboratórios de Química para oficinas ou minicursos.
Houve um atentamento para avaliar a clientela do Evento, buscando dar ênfase na realidade dos alunos/acadêmicos/profissionais do Estado do Amapá, e a partir daí, citar valores para a “Semana”.
A Semana do Químico contará, além do apoio das instituições (UNIFAP, UEAP e IFAP), com o peso maior da ABQ Nacional, que por sua vez trará para o Estado do Amapá, reconhecimento a âmbito nacional para Atividades relacionadas a área de Química, e ainda fornecerá certificados a quem participar do Evento.

Encontro IFAP
Da direita para a Esquerda
Prof. Heliana Marques, Prof. Ana Paula Freire, Prof. Esp. Kelton Belém, Prof. Dr. Marcos Feitosa (Coordenador do Curso de Licenciatura em Química) e Prof. Msc. Emmanuele Andrade.

Por: Prof. Ana Paula Freire