I RECEPÇÃO DOS CALOUROS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Após a aprovação do vestibular, o calouro, quer saber o que o curso do qual se inscreveu tem para oferecer ao mesmo no decorrer de 4 anos. Logo, no dia 27 de outubro de 2016, foi realizada a I Recepção dos Calouros de Licenciatura em Química 2016.2 (na realidade era para ser a segunda), visou à integração dos calouros com os veteranos, e apresentou o que o curso oferecerá, explicando noções do curso, da matriz curricular, assuntos de interesse específico do aluno, apresentar os componentes da coordenação e do corpo docente do colegiado.

Teve os seguintes objetivos:

• Apresentar o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amapá em Slides;
  • Expor a vida acadêmica do curso de Química através de relatos de Experiência;
  • Divulgar Eventos Científicos na Área da Química;
  • Expor noções básicas de Segurança no Laboratório, através de vídeos;
  • Apresentar experimentos de Química para os calouros, para socializar a teoria com a prática;
  • Tirar eventuais dúvidas que possam surgir em relação ao curso;
  • Apresentar a matriz curricular e explicar como funciona.
WhatsApp Image 2016-12-02 at 18.07.39
Comissão Organizadora

A atividade foi encabeçada pelos discentes Amanda Rodrigues, Evaldo Barros, Harlyson Carvalho, Jardel Queiroz, Luciane Barros, Pedro Henrique e Ticiane da turma 2015-2 e o docente Prof. Dr. Alexandro Florentino, sob a orientação do Prof. Kelton Belém (FOTO ACIMA). No primeiro momento, foi exposto uma noção do Projeto Político Pedagógico (PPP) junto com os projetos de pesquisas e extensão desenvolvidos pelo Colegiado de Licenciatura em Química, posteriormente se falou sobre normas de interesse geral do acadêmico no que tange a direito e deveres do discente. Ao final cada docente se apresentou e falou das disciplinas que atuam e suas linhas de atuação (Pesquisa e Extensão). No segundo momento foi discutido a vida acadêmica do aluno de Química e o perfil acadêmico através de vídeos e relatos de experiências dos veteranos. No terceiro momento foi a exposição da experimentação para os calouros nos processos de elaboração do pensamento científico, elevando-a a categoria de processo de natureza social, técnica e cognitiva. Neste sentido foram apresentados experimentos de forma qualitativa, através dos sentidos a visualização da química, mais especificamente a visão, tato, olfato e audição, sempre relacionando com temas geradores do cotidiano e dentro de sala.

Para finalizar houve o trote acadêmico idealizado pela comissão organizadora.