Feira da Unifap orienta futuros universitários na escolha do curso

Com o objetivo de apresentar os cursos de graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e orientar  jovens que estão concluindo o ensino médio na escolha de suas profissões, a Instituição promoverá gratuitamente no dia 25 de novembro a I Feira de Orientação Vocacional (FOV), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Além dos estandes dos cursos, a programação contará também com palestras da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), visita aos blocos dos cursos, apresentação do perfil dos egressos das graduações e momentos culturais. Serão ainda esclarecidas dúvidas e dadas orientações sobre inscrição e classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal, o Sisu.

A comissão organizará está fazendo um pré-cadastro das instituições de ensino que irão levar estudantes e pessoas que já terminaram o ensino médio e estão interessadas em participar do evento. O pré-cadastro de instituições de ensino deve ser feito neste link e o de pessoas com ensino médio já concluído, aqui.

Segundo a comissão organizadora da feira, conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Unifap auxiliará os participantes na descoberta dos caminhos profissionais. “A escolha de uma profissão implica esboçar um projeto de vida, e, escolher, significa ter que optar por uma entre duas ou mais alternativas atraentes. Muitas vezes o estudante faz essa escolha sem levar em consideração itens importantes, como aptidão pessoal, prática profissional e realidade do mercado de trabalho. Adiante o estudante corre o risco de frustrar-se com sua escolha e isso acarretar em consequente abandono ou evasão do curso escolhido”, frisa o texto de apresentação do evento.

O evento é uma parceria entre a Prograd e o UniENEM, projeto de extensão do Programa de Inclusão, Acesso e Permanência (Piap).

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da Unifap ou pelo e-mail feiravocacional.unifap@gmail.com.