Professores de Química são convidados a participar de aula de Estágio Supervisionado I

No dia 02 de Maio de 2017, os Professores Ana Paula da Silva Freire (Escola Estadual Prof° José Ribamar Pastana – SANTANA), Heliana Marques de Oliveira (Escola Estadual Maria Ivone de Menezes – MACAPÁ), Josiel Marques Sanches (Escola Estadual Professor Rodoval Borges – SANTANA) e Prof. Anunciação (Escola Estadual Augusto Antunes – SANTANA) foram convidados a pedido do Prof. Kelton Belém (Docente de Estágio Supervisionado I) a participarem de uma aula de ESTÁGIO SUPERVISIONADO I na turma 2015.2 de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amapá.

O Encontro foi dividido em dois momentos: O primeiro com professores Ana Paula, Heliana Marques e Josiel Sanches com 4 anos de estado e o segundo momento com o Prof. Anunciação com 24 anos de experiência.

Da esquerda para a direito: Prof. Josiel Sanches, Prof. Ana Paula, Prof. Kelton Belém e Prof. Heliana Marques

Prof. Anunciação e Prof. Kelton Belém

O Objetivo do encontro foi mostrar as vivências, experiências e realidade escolar para os futuros estagiários de professores recém-concursados (4 anos) e experientes (24 anos de Magistério – Prof. Anunciação) . Expondo na forma de diálogo, temáticas importantes dentro do estágio e como futuro professor foram levantadas, dentre eles:

• Medo ao ministrar aulas.
  • Como lhe dar com alunos com falta de interesse.
  • Violência na escola.
  • Apoio e suporte por parte da escola.
  • Projetos dentro da escola.
  • Feiras de Ciências/Química.
  • Falta de laboratórios de Química nas escolas
  • Perfil de Estagiário.
  • Metodologias de Ensino.
  • Dificuldades de trabalhar com alunos especiais.
  • Problemas no ambiente escolas.
  • Realidade da escola pública e privada.
  • Papel docente frente ao aluno carente.
  • Salário.
  • Nivelamento das turmas.
A finalidade da prática de estágio supervisionado é a de desenvolver em cada estudante dos cursos de licenciaturas não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento, instrumentalizando o professor em formação para a transformação da sociedade e a contribuição para a construção da cidadania pelos seus estudantes.

O Encontro foi regado de troca de experiências, e apesar de 4 anos de magistério, muita coisa foi abordada e questionamentos foram levantadas por parte dos alunos.

Apesar de atuarem na mesma área, mas são de escolas de periferias de Macapá e Santana e no caso do Prof. Anunciação, Escola no centro de Santana, levantando questões que são comuns a todas as escolas e peculiaridades de cada escola.

Foi observado diversidades de opiniões e identidades docentes diferentes, onde cada um mostrou sua personalidade, cabendo ao aluno observar e anotar os pontos discutidos, onde será gerado um relatório e anexado em seu relatório final de estágio.

O estágio proporcionará ao futuro professor esta visão da realidade de sala de aula que deverá encarar com maiores ou menores dificuldades a cada dia.

Momentos como esses é muito importante para a formação acadêmica e da identidade docente, pois através destes encontros e estágios que o aluno começa a perfilar seus professores e criar um perfil próprio baseado em seus mestres, não apenas da graduação, mas também do seu ensino médio e por todos aqueles professores que o fizeram chegar onde chegaram.

Desde já estão convidados a participarem das bancas de regência simulada dentro de sala, antes de ir para a escola campo.

1º MOMENTO

IMG_20170502_195051926 IMG_20170502_195055083 IMG_20170502_195100503 IMG_20170502_200048055 IMG_20170502_221522848 IMG_20170502_221652558

2º MOMENTO – Prof. Anunciação

IMG_20170505_192132590 IMG_20170505_192136694 IMG_20170505_204841303 IMG_20170505_204909420