Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Química está localizado no Campus Marco Zero e atende estudantes de Macapá, Santana e Mazagão. Com o objetivo de formar licenciados em Química para atuarem no ensino médio, o curso enfatiza não apenas o ensino, mas também a pesquisa e extensão.

Sua primeira turma foi inaugurada no semestre de 2015.2, contando com 49 matriculados. O Colegiado do curso é composto por 11 professores e 1 técnico de laboratório, sendo 2 mestres e 9 doutores, abrangendo diversas áreas da Química.

A coordenação do curso está a cargo do Prof. Dr. Kelton Belém (Portaria n° 0197/2024), com o Prof. Dr. Alex Oliveira atuando como vice-coordenador.

Neste site, você encontrará amplas informações sobre o curso e tudo relacionado à Química no estado do Amapá.

O Licenciado em Química é o profissional que, além do domínio sobre a ciência da Química, também recebe formação para uma profunda compreensão dos processos químicos que permeiam o cotidiano e em como representá-los por meio da linguagem química. Tento especial atuação para inspirar e instruir outros sobre este papel e sobre a importância da Química.

 

Além das quatro grandes áreas da química (Físico-Química, Química Inorgânica, Química Analítica e Química orgânica), o curso também é permeado por disciplinas pedagógico-didáticas que permitem a instrumentação do ensino de Química, especialmente para o Ensino Médio, com práticas que frisam o comportamento ético e importância da Química no ambiente escolar, no desenvolvimento de novas tecnologias, no contexto cultural e social e ainda a importância da disciplina para o desenvolvimento local e nacional.

Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação especifica, utilizando metodologia de ensino variado, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescente; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino.

 

O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos de Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental, médio e superior; ter facilidade de comunicação com públicos jovens, ser paciente, criativo, ter tendência a liderança e ser comprometido com o desenvolvimento da educação no estado do  Amapá e no país.

 
Projeto Logo

Identidade Visual criada em 2015 pela acadêmica Luciane Barros