No ano passado, de forma preventiva, o transmissor havia sido desligado devido a danos causados pelo apagão, que atingiu o Amapá, em novembro.
A Rádio Universitária, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), retomou as transmissões por antena — na frequência 96.9 FM — na semana passada, 17 de setembro. Durante o final do ano passado, o transmissor havia sido desligado devido a danos causados pelo apagão, que atingiu o Amapá em novembro de 2020. Atualmente, a programação da rádio segue em caráter remoto, com veiculação de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Voz do Brasil, noticiário nacional, programação musical local e produções diárias dos boletins pelo Escritório Modelo “UNIFAP Notícias”.
Os sistemas de operação e transmissão da Rádio Universitária 96.9 FM ainda passarão por manutenções corretivas, a partir da contratação de empresa prestadora de serviço especializado pela UNIFAP. Por conta dos danos do apagão no Amapá no ano passado, há a necessidade da substituição do transistor mosfet BLF278 do módulo 2, reparo do pallet de entrada e saída de RF, troca de acoplamento DC de todos os pallets dos 3 módulos e ajuste no sistema.
Vista das antenas de transmissão da Rádio UNIFAP. Foto/Imagem: Arquivo pessoal
Segundo o diretor da TV/Rádio UNIFAP e docente do Colegiado de Jornalismo, Prof. Dr. Paulo Giraldi, a “equipe da emissora seguirá o Protocolo de Biossegurança da UNIFAP para retorno gradual da programação ao vivo/gravada da emissora”, as orientações do Conselho Universitário (CONSU) e, a partir de consulta eletrônica aos parceiros dos programas, como cursos, Pró-Reitorias, comunidade interna e externa.
“Após o apagão, seguimos operando a emissora por meio da WebRádio, com objetivo de não parar nossas transmissões. Agora, retomamos a programação também por antena, para toda a nossa capital. A nossa equipe continua empenhada na condução dos processos internos para contratação e execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas da Rádio UNIFAP”, pontua o diretor, Prof. Paulo Giraldi.
AUTORIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
A inoperância da emissora foi comunicada pela EBC através do Ofício nº095/2021/DIGER/EBC enviado ao Ministério das Comunicações sobre a Prorrogação de prazo para interrupção de Serviço de Transmissão em Frequência Modulada, em Macapá/AP,canal 245, por mais 180 dias – a partir de 27 de abril de 2021. Após reunião com equipe técnica em 17 de setembro, e considerando as novas avaliações técnicas do transmissor e correções emergenciais, o sistema foi realizado com potência menor – operando com 2 gavetas, do total de 3 – em 1.250W.
Entre os compromissos da Rádio UNIFAP, estão a promoção do acesso à informação de forma acessível por meio da pluralidade de fontes de produção e distribuição do conteúdo; produção e programação com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas; promoção da cultura nacional, estímulo à produção regional e à produção independente; respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família; a não discriminação religiosa, político partidária, filosófica, étnica, de gênero ou de opção sexual; e observância de preceitos éticos no exercício das atividades de radiodifusão.
Trajetória na Educação
A Rádio UNIFAP existe há mais de 10 anos e foi inaugurada em 18 de maio de 2009, através da parceria entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), tendo seu prédio inaugurado no dia 19 de fevereiro de 2010. Hoje em dia a Rádio Conta com uma programação diferenciada, cujo objetivo é divulgar a cultura local, regional e nacional, e evidenciar as atividades de pesquisa, ensino e extensão da universidade. Além disso, tem firmado também parcerias institucionais para a realização de programas radiofônicos, além de servir como laboratório para os estudantes dos diversos cursos de graduação, com destaque ao curso de jornalismo.
Ouça a Rádio UNIFAP na web: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/ e siga ouvindo nosso Podcast de Notícias: https://open.spotify.com/show/6ecDv383AshyNpl6QpvXVi
Baixe o APP da Rádio UNIFAP na PlayStore.
Colaboração de texto:Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.