Você está visualizando atualmente FLURONA: A coinfecção pelo coronavírus e o vírus influenza

FLURONA: A coinfecção pelo coronavírus e o vírus influenza

Flurona é um termo criado a partir da junção dos termos “flu”, que significa gripe em inglês, e “rona”, para se referir a casos em que o paciente está infectado pelo vírus causador da Covid-19 e o vírus causador da gripe de maneira simultânea.

O Flurona é o nome criado a partir da junção dos termos “flu”, que significa gripe em inglês, e “rona”, para se referir a casos em que o paciente está infectado pelo vírus causador do Covid-19. Ou seja, a Flurona se trata de um caso de coinfecção em que o paciente apresenta Covid-19 e gripe ao mesmo tempo.

Ambas as doenças são virais e afetam o sistema respiratório provocando sintomas semelhantes, como: tosse, febre e dores no corpo. No entanto, ambas são causadas por vírus diferentes. A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto a Covid-19 é provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

Flurona, diferentemente do que muitos pensam, não é uma doença nova ou um novo vírus em circulação, tratando-se apenas de uma coinfecção, como já mencionado anteriormente. Vale ainda destacar que essa detecção conjunta não é nenhuma novidade no meio científico.

O mesmo acontece com outros tantos vírus como a dengue e a zika. Tais infecções são situações comuns e ocorrem com diferentes doenças, e tomaram notoriedade por conta de ambas as doenças serem transmitidas da mesma forma, e terem aumentado durante a pandemia de covid-19 no final do ano de 2021, por conta da grande flexibilização no distanciamento social causado pelas festividades de fim de ano, fazendo assim com que a coinfecção ocorresse de maneira tão rápida e eficiente ao redor do mundo. 

Sintomas

A diferença entre estar infectado com Covid e a Influenza está atrelada no tempo de manifestação da doença, pois a influenza apresenta seus sintomas em até 48h, e já o Covid tende a apresentar seus sintomas no organismo bem mais tarde. A intensidade de cada sintoma varia de pessoa para pessoa, mas eles podem ser: febre; tosse; dor no corpo; mal estar; coriza e espirros; e a baixa da sensibilidade do paladar e olfato.

Segundo a Fiocruz, é importante ficar atento aos sinais de gravidade, como:

  • Falta de ar e dificuldade para respirar;
  • Dor ou pressão no peito ou estômago;
  • Sinais de desidratação, como tonturas ao ficar de pé ou não urinar;
  • Confusão mental.

Já nas nas crianças, é importante o cuidado e atenções redobrados com os sintomas. Ao notar os sintomas citados, é necessário fazer o isolamento para evitar contágio, além disso, se a pessoa não tiver acesso a testes, o recomendado é o autoisolamento por pelo menos 10 dias a partir do início dos sintomas.

Prevenção

Para detectar a flurona, é possível realizar exames separados que diagnostiquem gripe e covid-19 e analisar os dois resultados ou fazer o teste chamado de painel viral, um exame que avalia a presença de diferentes vírus ao mesmo tempo no indivíduo.

Como ambas são transmitidas por meio de gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar, algumas formas de prevenção incluem:

  • Uso de máscara;
  • Lavar as mãos utilizando água e sabão ou higienizá-las com preparações alcoólicas;
  • Evitar aglomerações;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas de água;
  • Evitar contato com pessoas doentes.

Tratamento

Há medicamentos tanto para covid quanto para gripe que podem aliviar os sintomas. Em casos graves, antivirais podem ser utilizados sob recomendação médica. Mas as recomendações principais são: repouso e hidratação. E, evidentemente, evitar contato com outras pessoas, por conta da transmissão.

Além disso, não podemos nos esquecer de que existem vacinas testadas e aprovadas contra gripe e covid-19, sendo a vacinação uma das principais formas de prevenção contra essas doenças. Em ambos os casos, as vacinas evitam o agravamento das doenças.

Em caso de suspeita de “flurona”, busque uma das unidades de atendimento 24 horas exclusivas para o covid-19: UBS Santa Inês, Marcelo Cândia e do Marabaixo. As unidades funcionam de Segunda a Domingo. Não deixe também de se vacinar!

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: