Você está visualizando atualmente Projeto “Afroperiferia Fashion” oferta cursos gratuitos de empreendedorismo para mulheres negras

Projeto “Afroperiferia Fashion” oferta cursos gratuitos de empreendedorismo para mulheres negras

O projeto “Afroperiferia Fashion” promove o empreendedorismo e empoderamento feminino através de cursos voltados para mulheres negras e periféricas de Macapá. 

Buscando criar novas alternativas para geração de renda e qualificação das mulheres pretas e pardas, foi criado o Projeto Afroperiferia Fashion, que abriu nesta última semana inscrições para um curso gratuito de Maquiagem profissional. Criado através da marca de turbantes, roupas e acessórios ZWANGA AFRICAN FASHION, da estilista de Moda e afroempreendedora, Rejane Soares, o projeto é visto como uma oportunidade de empreendedorismo e geração de novas formas de renda, ao mesmo que auxiliaria a desenvolver responsabilidade social no âmbito do empreendedorismo autônomo para mulheres negras no estado do Amapá.

Foi lembrando que,  atualmente, no Brasil, mais de 70% da população que vive abaixo da linha da pobreza são pessoas pretas ou pardas, segundo o relatório das Sínteses dos Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, que Rejane criou a iniciativa para o projeto em maio deste ano, que já conta com o seu terceiro curso gratuito voltado para as amapaenses.

Foto/Imagem: Instagram @zwanga_oficial

Conheça a Zwanga African Fashion 

Zwanga African Fashion é a primeira marca de moda afro do estado do Amapá. Criada pela designer de moda e estilista Rejane Soares, afroempreendedora e moradora de periferia, a marca já ganhou 43 prêmios, entre os quais o de “Afroempreendedora Nacional”, em 2021, pela Central Única das Favelas (Cufa). Promoveu mais de 500 oficinas de turbantes e mais de 170 palestras, rodas de conversas, seminários e encontros temáticos com as mulheres negras, na capital e nos 16 municípios do Amapá. Desde sua criação, lançou 12 coleções autorais e artesanais de moda feminina.

Rejane já atua com trabalhos voltados para as mulheres negras há vários anos, além de estar presente entre os 50 nomes multiplicadores da criatividade no Brasil 2021 pela revista Wired. Atualmente, através da sua própria marca, a Zwanga African Fashion, a estilista produz roupas e acessórios no conceito afro, palestras, rodas de conversas e desfiles de moda com modelos exclusivamente negras. 

Foto/Imagem: Instagram @zwanga_oficial 

Segundo a organização do projeto, o “Afroperiferia Fashion” prevê oferecer ainda mais cursos, desfiles de moda, espaço de beleza, feira de produtos artesanais e apresentações culturais, com o principal objetivo de dar visibilidade, protagonismo e formação para as mulheres negras da periferia do estado, que são justamente quem fazem parte da economia invisível nas áreas periféricas de Macapá, que ajudam na economia autônoma e também principais participantes da cadeia da moda empreendedora no estado. 

Para se inscrever e participar do processo seletivo do curso, a candidata deve ser uma mulher (cis ou trans) moradora de Macapá, obrigatoriamente deve ser negra (preta/parda), moradora de áreas de periféricas ( pontes, baixadas, invasões, conjuntos habitacionais e bairros periféricos) e se inscrever através de formulário online até dia 7 de julho de 2022.

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: