Assembleia reune colegiado, discentes e comunidade indígena para debater sobre a etapa remota deste semestre
Acontece hoje, dia 18, a assembleia de avaliação da etapa remota do Curso de Licenciatura Intercultural – CLII da Universidade Federal do Amapá: acadêmicos, docentes, comunidades e lideranças indígenas podem participar. A Assembleia será realizada através do Google Meet, às 18h, e vai avaliar o ensino remoto do CLII junto com alunos do curso.
O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena -CLII atua na formação de professores indígenas no Amapá e norte do Pará, enquanto licenciatura específica para professores indígenas, amparado na Constituição Federal, garantindo o direito de sua organização, de sua manifestação linguística e cultural e de seu modo de viver segundo os seus próprios projetos societários.
“A etapa remota e as atividades de forma remota são um desafio para toda a universidade. E no caso da licenciatura indígena, nós temos barreiras ainda maiores, porque a maior parte dos acadêmicos estão nas aldeias. Essas aldeias têm pouco ou nenhum acesso a internet, o que fez com que nós do CLII tivéssemos que pensar em atividades, tanto as síncronas quanto assíncronas. São uma série de questões que certamente contribuem para que o ensino seja de uma maneira muito precarizada, dada todo esse contexto que a gente estava vivenciando. Então, vamos fazer essa Assembleia para poder avaliar essa etapa, com o processo de consulta junto com os acadêmicos, os professores e as comunidades indígenas”, comenta a Prof. Dr. Elissandra Barros, Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – CLII da Universidade Federal do Amapá foi implementado no ano de 2007 com o nome de Curso de Educação Escolar Indígena – CEEI, criado a partir da demanda dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará para atender a formação no Ensino Superior de professores indígenas e alcançar os povos do Oiapoque e os povos do Parque do Tumucumaque. O CLII atua na formação de professores indígenas no Ensino Superior, os preparando para atender as demandas das escolas indígenas. Atualmente o CLII habilita professores indígenas para atuar nas escolas indígenas, no ensino fundamental e ensino médio da educação básica.
Acompanhe a assembleia através do Google Meet no link, a partir 18h: https://meet.google.com/agu-ppqc-nhk
Canal do YouTube CLII-UNIFAP:
https://www.youtube.com/channel/UCtceesmFEs-5D5PKF3176kw/featured
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
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