ATUALIZADO: Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito discute cultura pop em palestra

ATUALIZADO: Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito discute cultura pop em palestra

 

 

O ciclo de seminários Antropologias Hoje tem o objetivo de estimular debates centrados no campo da antropologia

Acontece hoje, 17 de junho, a palestra Antropologia Hoje: Antropologia e Cultura Pop, promovida pelo Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito – LAET/UNIFAP. O seminário começa ás 15:00h, via plataforma zoom, e conta com os convidados: Patrícia Roberta Araújo, Mestra em Antropologia, pela UFPE, e Henrique Nascimento – Mestrando em Comunicação, UFPE. O Antropologias Hoje é uma série de discussões, fomentadas pelo LAET, realizadas desde setembro de 2020. Cultura pop e Antropologia é a discussão dessa semana.

O projeto de extensão Antropologias Hoje está vinculado ao Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito – LAET, coordenado pelo Professor Dr. Marcus Cardoso e organizado pelas Mestras Cibelle Canto e Raysa Nascimento, colaboradoras externas do Laboratório. O LAET tem como objetivo proporcionar um espaço para discussão e produção de conhecimento dentro da antropologia, privilegiando a perspectiva etnográfica. Os encontros Antropologias Hoje encabeçam diversos temas importantes para a antropologia brasileira na atualidade: apresentados a partir de pesquisas etnográficas e experiências pessoais dos convidados. Os debates são feitos através de pesquisas e experiências apresentadas por jovens pesquisadores na pós-graduação e recém egressos. Os eventos são realizados ao vivo, gravados e disponibilizados no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira – PPGEF/UNIFAP.

“Nós resolvemos trazer essa discussão de antropologia e cultura pop porque se debruçar sobre os fenômenos da música e do entretenimento são importantes para entendermos questões históricas e do presente. Isso pode nos ajudar a entender processos de produção: os fenômenos de circulação e viralização, popularização de músicas. Pode também nos permitir pensar sobre experiências sobre performance. Porque a antropologia, está sempre dialogando com a filosofia, com a sociologia, com a história, com as artes no geral; pegar essa troca de experiência pra discutir música, entretenimento e essa coisa da cultura pop, pode ser muito fecunda para discussões do LAET e trazer uma outra forma de olhar também, uma forma mais cientifica de olhar para esses fenômenos que estão tão presentes no nosso cotidiano”, comenta a Me. Cibelle Canto, colaboradora do LAET e organizadora do evento.

Os seminários, que compõem parte das atividades do Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito (LAET), têm como objetivo promover o debate sobre temas pulsantes na antropologia a partir das pesquisas e as reflexões de jovens pesquisadores na pós-graduação de diversas universidades do país, através reflexões teóricas e experiências pessoais fundamentadas em pesquisas etnográficas: estudos decoloniais, maternidade e academia, ativismos, antropologia fora da academia, morte e COVID-19, feminicídio, patrimônio imaterial, racismo religioso, gênero e sexualidade, e pesquisas que explorem os processos de construção e reconstrução da antropologia.

“Vamos debater Cultura Pop e sua interseção com a questão da antropologia do consumo, a cultura pop nas suas diversas formas de manifestação: sobre a influencia e como influência nessa cultura do consumo”, afirma Me. Raysa Nascimento, organizadora do Antropologias Hoje. O evento será realizado através da plataforma Zoom possui certificação aos participantes. As inscrições podem ser feitas no link: https://doity.com.br/antropologia-e-cultura-pop

ATUALIZAÇÃO: O evento será remarcado para data futura devido a problemas de conexão. Acompanhe nossas redes sociais para outras informações.

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/