A live conta com a participação de profissionais especialistas em suas áreas para discutir o clássico do filósofo grego.
A live “Diálogos sobre ‘O Banquete'” será transmitida nesta sexta-feira, 30 de julho, às 18h, no instagram, pelo perfil dos palestrantes. No programa, os participantes discutirão a obra O Banquete, do filósofo Platão, a partir de suas perspectivas de estudo e fazendo interações de saberes. O evento, que encerra o ciclo de leituras sobre a obra do filósofo, conta com a participação de dois docentes da UNIFAP: Cesar Augusto Mathias de Alencar, doutor em filosofia e Fernanda Cristina Santos, doutora em história. A mediação será feita pela psicóloga Hellen de Freitas.
Desde janeiro de 2021, o grupo de pesquisa “Diálogo: discurso e ação humana” promove a leitura coletiva Tardes com Platão. para leitura de O Banquete, considerada a mais bela criação literária de Platão, o filósofo aborda as várias faces do amor e da cultura grega, além da introdução aos gêneros de saber e de escrever. Entre os principais temas que o filosofo aborda estão: as várias faces do amor, o que significa a beleza, metafísica e psicologia. O “Tardes com Platão” estabelece uma conexão entre a Filosofia, as artes e a cultura em geral, para discussão com discentes e público externo sobre temáticas de natureza filosófica acerca da obra de Platão. O projeto de extensão é coordenado pelo professor Mathias de Alencar, Doutor em Filosofia e professor do curso de Filosofia da Unifap Campus Santana.
Mathias é autor de dois livros sobre filosofia: Lições Socráticas e o livro A filosofia de Sócrates: o cuidado de si como exercício da excelência.
O projeto Diálogo: Discurso e Ação Humana
O Grupo de Estudos teve início em 2019 na Universidade Federal do Amapá – Campus Santana, com a leitura da obra FEDRO, de Platão. Por conta da pandemia, a segunda etapa do círculo de leitura Tardes com Platão, acontece na modalidade virtual desde o começo de 2021.
Aspectos gerais sobre O Banquete, de Platão
A estrutura do Banquete: seis discursos a partir de formas distintas de saber presentes em Atenas. Sétimo discurso de Alcibíades como elemento de ruptura no ciclo. A escrita de Platão em Banquete é tida como apresentação de rupturas da filosofia face à tradição grega. O erotismo filosófico é a temática central, presente também em Fedro.
‘’A ideia do encontro é contarmos um pouco sobre as experiências de leitura coletiva que fizemos a partir do meu projeto Tardes com Platão, vinculado ao Grupo de Pesquisa Diálogo: Discurso e Ação Humana. Nós lemos esse ano o Banquete, o mais literário dos textos de Platão, a partir de encontros virtuais semanais, que depois foram disponibilizados na plataforma do YouTube do Investigações Filosóficas. Também fizemos uma memória dos encontros numa página do meu blog Literaducando-se. Na live de sexta, pretendemos contar um pouco da experiência interdisciplinar de leitura do Banquete, também convidando a todos para participarem da próxima rodada de leituras, anunciaremos no evento qual será o diálogo que leremos’’, comenta o Dr. Mathias de Alencar.
Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.