Você está visualizando atualmente Agenda Cultural: MASP lança mostra virtual de Degas

Agenda Cultural: MASP lança mostra virtual de Degas

 

 

Como parte do projeto MASP 360º, o Museu de arte de São Paulo lançou na ultima quarta-feira o tour virtual em 3D da mostra Degas, que ficou em cartaz no museu de dezembro de 2020 a agosto de 2021

 

Durante todo o segundo semestre de 2021, o público de outras regiões do país, terá acesso à mostra a tour virtual em 3D que apresenta todas as obras do artista francês Edgar Degas (1834-1917) pertencentes ao acervo do Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, e que fazem parte do projeto MASP 360º. São 76 obras no total, sendo 73 esculturas em bronze, dois desenhos e uma pintura. No acervo da mostra é apresentado obras como a escultura “Bailarina de catorze anos” (1880), a mais icônica de Degas e uma das mais emblemáticas de toda a história da arte ocidental do século 20.  O público pode conferir a visita de forma online.

Desenvolvida inteiramente em 3D, e disponível em 360º com todos os descritivos das obras, a navegação torna a experiência realista e repleta de detalhes, possibilitando que o público dite seu próprio ritmo e tenha a real sensação de estar circulando presencialmente pelo espaço.

O objetivo do projeto MASP 360º é tornar as exposições do MASP cada vez mais acessíveis para todos os tipos de público e, além disso, contribuir para reforçar uma das missões do museu, que é a de promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

Apenas outros três museus no mundo possuem essa coleção completa de esculturas: Glyptotek de Copenhague, Metropolitan de Nova York e Musée d’Orsay, Paris. Em diálogo com as obras de Degas estão as releituras feitas por Sofia Borges, artista brasileira que, a convite do MASP, produziu fotografias em grande escala a partir das esculturas do artista. O resultado desse trabalho, cujo processo levou quase um ano, revela e transforma várias das obras de Degas de forma nova e radical.

A obra de Degas sempre se manteve em um lugar de ambiguidade, entre a tradição e a modernidade. Seu caráter inovador para a época fica claro nos trabalhos expostos, especialmente na Bailarina de catorze anos (1880), situada na primeira sala da mostra. Foi durante uma de suas frequentes visitas à Ópera que o artista conheceu Marie Van Goethem, a estudante de balé retratada em sua obra mais famosa. Com a escultura, Degas não pretendia representar uma bela jovem, mas sim uma adolescente trabalhando arduamente para se tornar uma bailarina da Ópera de Paris.

A visita virtual está disponível exclusivamente no site até o final de dezembro de 2021 e pode ser acessada no site do MASP.

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: