Você está visualizando atualmente Agenda Cultural: MIS Experience Virtual apresenta exposição em homenagem aos 500 anos de Leonardo Da Vinci

Agenda Cultural: MIS Experience Virtual apresenta exposição em homenagem aos 500 anos de Leonardo Da Vinci

 

 

Exposição traz detalhes sobre as principais obras Da Vinci, como a pintura Mona Lisa.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo exibe Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio, exposição que acontece de forma digital e gratuita com animações gráficas em alta definição, realidade aumentada, imagens em alta resolução, áudio e vídeos. O MIS Experience foi criado em parceria com o Museu Leonardo da Vinci, em Roma, e a exposição é um transporte para o incrível mundo de um dos maiores gênios de todos os tempos, Leonardo Da Vinci. No ambiente virtual, será possível passear por todas as áreas da exposição, incluindo a sala imersiva Sensory4™, com imagens em 360 graus. A exposição segue até 31 de dezembro de 2021.

Entre as seções da mostra digital, destaca-se Os Segredos de Mona Lisa, que apresenta uma análise científica da pintura mais famosa do mundo, realizada no Museu do Louvre. A análise é feita por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte. Realizada pela Grande Exhibitions, a exposição é considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci e apresenta 18 áreas temáticas que contam a trajetória do grande gênio renascentista.

Exposição

Com reproduções dos códices, das pinturas e das invenções do artista renascentista, a exposição LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO reúne grande parte da produção de Leonardo, sendo a maior mostra já criada sobre o tema. Ela está dividida em 6 ambientes: Codices, Sensorial, Máquinas militares, Máquinas civis, Galeria mista, Mona Lisa.

Contexto Histórico

A vida e a obra de Leonardo possibilita conhecer a fundo o contexto histórico do Renascimento, movimento cultural do período em que ele viveu. As diferentes áreas de atuação de Leonardo refletem a produção artística e intelectual daquele tempo e nos aproximam de um dos períodos mais férteis e marcantes da História da Arte.

Processo Criativo

Analisando a obra de Leonardo e seu processo de criação nos diferentes campos de atuação – como seus esboços, desenhos, projetos e invenções – é possível refletir sobre o ato de criar e elaborar ideias e projetos. A partir dessas investigações, é possível imaginar novas formas de se relacionar com as criações de Leonardo e com a própria ideia de arte.

Pinturas

Leonardo da Vinci se tornou conhecido, principalmente, por seus desenhos e pinturas. Sua obra incorpora vários dos conhecimentos técnicos desenvolvidos pelos artistas daquela época, e se tornou referência de arte do Renascimento. Neste período, ocorreram diversas mudanças nas técnicas de pintura, como a utilização da tinta a óleo. Devido ao maior tempo de secagem, esse novo material possibilitou que artistas passassem mais tempo trabalhando nos detalhes de suas obras.

Leonardo acompanhava as transformações técnicas do período e buscava modificar a forma de representar indivíduos e figuras religiosas. Foi pioneiro em retratar a figura feminina na posição “três quartos” e “frontal”, frequentemente classificadas como formas superiores de representação, destinadas somente a retratos masculinos.

Monalisa

Após passar uma temporada em Florença, Leonardo iniciou, em 1503, a pintura de seu quadro mais conhecido até hoje. Ele trabalhou na pintura até sua morte, modificando-a e pintando por cima das versões anteriores diversas vezes. Assim, levou-a consigo por onde passou. Quando morreu, em 1517, a Mona Lisa estava em seu ateliê na França. De acordo com alguns registros, até os seus últimos dias, o artista ainda retocava e modificava a pintura. Após sua morte, a obra continuou sob domínio francês e, depois de algumas mudanças, passou a integrar definitivamente o acervo do Museu do Louvre.

Ao lado de outras pinturas de mestres renascentistas, a obra foi celebrada por amantes e estudiosos da arte, mas era desconhecida pelo grande público. Tudo mudou em 1911, quando a Mona Lisa foi roubada por Vincenzo Peruggia, ex-funcionário do museu. A notícia de que um quadro havia sido roubado foi amplamente divulgada e, pela primeira vez, uma pintura era reproduzida nas capas de grandes jornais e noticiários de circulação em massa. O mundo todo passou a conhecer a imagem de Mona Lisa.

O fato de isso ter ocorrido no começo do século, em meio aos movimentos modernistas, também foi significativo. Outros artistas, como Marcel Duchamp e Salvador Dalí, passaram a utilizar a imagem da Mona Lisa como inspiração para seus trabalhos. Dois anos depois, em 1913, o quadro foi encontrado e o ladrão preso.

Na exposição virtual, o público será levado a uma imersão completa, com experiências em realidade aumentada de objetos expostos no espaço físico, e terá acesso a uma série de vídeos com conteúdos que revelam aspectos curiosos do artista renascentista, além de descobrir detalhes sobre as obras expostas, com auxílio de textos e de audiografia. 

Exposição virtual

Data: até 31 de dezembro

Acesso: exposicaodavinci500anos.com.br/

Ingressos: Gratuito

Classificação: Livre

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: