CAPES lança revista de divulgação científica

CAPES lança revista de divulgação científica

 

 

São 42 matérias que mostram as pesquisas de cientistas brasileiros relacionadas ao novo coronavírus.

A primeira edição da revista CAPES em foco, foi publicada no primeiro semestre desde ano e republicada no dia 8 de julho, em alusão ao dia nacional da ciência e do pesquisador. O periódico idealizado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, aborda os estudos relacionados à covid-19. São 42 matérias que mostram todo o esforço dos cientistas brasileiros, nas pesquisas sobre prevenção, tratamento e vacina do vírus. A pós-graduação brasileira na luta contra a COVID-19 é o tema da 1ª edição que apresenta trabalhos financiados pelo Programa de Combate a Epidemias. A revista é distribuída digitalmente de forma gratuita. O formato impresso será distribuído às instituições de ensino superior e pesquisa, assim como nas entidades ligadas à pós-graduação.

A publicação traz pesquisas de instituições de ensino superior selecionadas nos 3 editais do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, uma das principais ações da fundação no enfrentamento ao novo coronavírus

Um dos destaques da edição é a pesquisa “Plantas medicinais no tratamento da covid-19” da professora Dr. Ionara Rodrigues Siqueira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica da Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS. A investigação, coordenada por ela, estuda a eficácia de plantas medicinais, os chás, como agentes complementares no tratamento dos pacientes com suspeita de covid-19.

Sobre o Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias

O Programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e formação de recursos humanos, nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento da COVID-19 e em temas relacionados a epidemias e endemias do Brasil.

O programa é estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

As Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas consistem no lançamento de três editais para a submissão de projetos temáticos por docentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. São eles: 

  • Telemedicina Análise de Dados Médicos, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de estudos, procedimentos e inovações tecnológicas em telemedicina e análise de dados médicos para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.
  • Fármacos e Imunologia,  voltados exclusivamente ao combate à pandemia da COVID-19, com foco no estudo de fármacos, vacinas e produtos imunológicos. 
  • Epidemias, voltados ao enfrentamento à nova pandemia da COVID-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas no país, com foco em: Epidemiologia, Infectologia, Microbiologia, Imunologia, Bioengenharia, Bioinformática. 

Ao todo, são 109 projetos que envolvem 1.300 pesquisadores. Por meio da iniciativa, a Fundação vai conceder 2.600 bolsas e investir R$ 200 milhões ao longo de quatro anos.

A publicação é uma ferramenta de divulgação de importantes projetos de pesquisa, fomentando a divulgação científica para todo o território brasileiro. Nesta primeira edição, a ênfase editorial foi voltada para pesquisas inéditas relacionadas a descobertas, análises e orientações ao combate e enfrentamento ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em eixos diversos da Ciência.

A revista é gratuita e distribuída de forma digital e pode ser acessada no próprio site da instituição.

Acesse a publicação no formato de PDF 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/