Você está visualizando atualmente CAPES lança edital para professores brasileiros com bolsas no exterior

CAPES lança edital para professores brasileiros com bolsas no exterior

Os candidatos serão selecionados para promover a língua, cultura e literatura do Brasil em 19 países

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE, lança edital para o Programa Leitorado edição 2021. O Programa vai selecionar candidatos para difundir a língua portuguesa falada no Brasil, a literatura, a cultura e o ensino superior do País. São 20 universidades, de 19 países. As bolsas serão financiadas pelo MRE e tem duração de 2 anos, prorrogável uma única vez por igual período.  Para a maioria das vagas é necessário ser graduado em Letras ou licenciado em Língua Portuguesa e ter, no mínimo, título de mestre. Os interessados em participar têm até as 17 horas do dia 12 de agosto para preencher o formulário de inscrição.

Ao todo são 20 universidades de 19 países, sendo eles:  Japão, Alemanha, Vietnã, China, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Índia, Israel, Itália, Líbano, Peru, Rússia, Bélgica, Senegal, Colômbia e Estados Unidos.  Cada uma tem seus próprios requisitos, descritos no edital. os benefícios custeados pelas Instituições de Ensino Superior estrangeiras diferem conforme a instituição. A descrição dos benefícios está listada no Anexo do edital.

Dentre as exigências do edital, o candidato deve possuir formação acadêmica, mestrado ou doutorado, assim como experiência no ensino de linguística, literatura brasileira, linguística aplicada, cultura brasileira, entre outras áreas, conforme indicado pela instituição estrangeira.

A seleção dos professores consiste em quatro fases: verificação da consistência documental,  relação do candidato com o exercício da função de Leitor brasileiro, análise do mérito científico da candidatura, perfil acadêmico-profissional requerido pela universidade estrangeira e seleção final.

Programa Leitorado

O Programa Leitorado financia professores interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras. As vagas para leitor, função regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1999, é uma parceria da CAPES com o MRE, para seleção de leitores brasileiros para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras e promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, além da cultura, literatura e estudos brasileiros nessas instituições.

O resultado preliminar do programa Leitorado é no dia 22 de outubro e o resultado final, em 21 de dezembro. O início das atividades está previsto para janeiro de 2022. As inscrições para as bolsas são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet através do preenchimento do formulário de inscrição

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/