Você está visualizando atualmente Cena agora: Projeto do Itaú Cultural discute Humor e questões sociais da atualidade

Cena agora: Projeto do Itaú Cultural discute Humor e questões sociais da atualidade

 

 

Durante duas semanas, entre cenas e espetáculos de riso e crítica, a programação recebe artistas que trabalham com o humor no universo virtual e grupos teatrais.

Acontece de 26 a 29 de agosto e de 2 a 5 de setembro O Riso como Antídoto, nova série do projeto Cena Agora. A programação de artes cênicas do Itaú Cultural dedica a última semana de agosto e a primeira de setembro ao encontro entre o riso e o pensamento crítico. Recebendo convidados com diferentes olhares, linguagens e plataformas de atuação, a proposta é provocar, com o riso, reflexões sobre questões atuais. As atividades acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas de conversas com os elencos e mediadores. Os ingressos podem ser reservados via Sympla.

Na semana de agosto, 26 a 29 de agosto, nomes que já trabalham o humor no universo virtual apresentam cenas inéditas de no máximo cinco minutos. Em setembro, 2 a 5 de setembro, artistas dos palcos apresentam números de até 15 minutos para fazer rir e pensar.

O Cena Agora é um projeto que tem como proposta exibir cenas inéditas, a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais. Na primeira edição, a temática foi Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas, e na segunda, Arte & Ciência: corpxs reagentes, existências em crise.

Riso virtual

Em agosto, a programação recebe a cada dia três cenas curtíssimas de artistas que trabalham com o humor e olhar crítico no ambiente virtual. A exceção fica por conta de A Arte de Representação ou Como ser Verdadeiro Mentindo e Vice-versa, espetáculo apresentado na íntegra, ao vivo e online, por Bete Dorgam, Dagoberto Feliz e Esio Magalhães, abrindo a programação no dia 26 de agosto. Na trama, os personagens Elizabeth de Queen, Dr. D. Pendy e Zabobrim são especialistas que proferem uma palestra sobre representação, mentira e verdade. A apresentação é seguida de um bate-papo do elenco com o público, mediado por Carlos Gomes, coordenador de Artes Cênicas do Itaú Cultural.

A partir de sexta-feira, 27, acontece a exibição das três cenas de no máximo cinco minutos por noite, sempre seguida de um bate-papo – que nesse dia tem mediação de Andrea Martins, produtora do Itaú Cultural. Em Consultório Virtual, de Marcos Oli, um dentista que ficou frustrado com sua profissão durante a pandemia, entra em uma consulta online com uma terapeuta e é aconselhado a usar estratégias de engajamento virtual, como dancinhas e vídeos cômicos, para impulsionar sua carreira.

Em Por favor, não ria – a true story, do projeto A Vida de Tina – criado pelas atrizes Isabela Mariotto e Júlia Burnier –, a personagem Tina procura histórias e depoimentos que remetam à época em que o riso era permitido e descobre estratégias de resistência ao atual regime, no qual é proibido rir. Neste documentário investigativo, Tina sai em busca de histórias e depoimentos que remontem a época em que o riso era permitido e acaba descobrindo estratégias de resistência ao atual regime.

A Vida de Tina é uma página de humor no Instagram criada pelas atrizes Isabela Mariotto e Júlia Burnier. Ambas são responsáveis pelo roteiro e pela direção do conteúdo. O projeto, que surgiu no início da quarentena, retrata de forma irônica a vida da personagem Tina, interpretada por Isabela e dublada por Júlia. Tina é uma divertida paulistana de classe média com um desejo genuíno de mudar o mundo, mas suas pequenas atitudes acabam não sendo tão efetivas para a transformação que almeja. O perfil A Vida de Tina viralizou na internet com a série de vídeos Expiando a culpa burguesa e hoje conta com mais de 180 mil seguidores. 

O teste, de Letícia Rodrigues – idealizadora do perfil Fracassada Atriz nas redes sociais –, retrata a saga e expectativas de uma atriz em seu primeiro teste, assim como as peripécias do universo dos testes artísticos.

MACBETH – a peça brasileira escocesa de William Shakespeare, que integra o projeto Quarentena Filmes, do ator cearense Walmick de Holanda, integra a programação do sábado, dia 28. Nesta adaptação bem humorada da obra shakespeariana, bonecos da cultura pop dão vida à história do general Macbeth, que após a profecia de que seria um monarca, assassinou o Rei Duncan e se transformou em um rei tirano e cruel.

Em Eu tô bem! Eu tô bem? a atriz paulista Érica Ribeiro parte da simples e automática pergunta “Você está bem?” para pensar sobre o despreparo para uma resposta sincera à questão, principalmente em meio ao caos de uma realidade pandêmica, que faz chorar e rir. Por fim, em A história de Glauber Rocha na Versão do Cêro, o ator baiano Ivan Mesquita retrata passagens da vida do cineasta conterrâneo, em um tom descontraído e bem-humorado. A programação conta, ainda, com um papo com os convidados, conduzido pelo produtor do Itaú Cultural Felipe Sales.

A primeira semana fecha no domingo, dia 29, com a exibição de mais três cenas a partir das 19h, seguida de uma conversa mediada pelo ator Bernardo de Assis. Uma delas é A Influência do Mal, do jornalista e roteirista carioca Adalberto Neto. Nela, Neide e Netinho recebem a visita de uma parente, influenciadora digital, que alega saudades, mas que é desmascarada ao gravar um vídeo dizendo que tinha de sair de casa porque contraiu Covid e não queria contaminar seus pais.

Em Inquérito 2022, da também carioca Thamirys Borsan, um réu presta esclarecimentos sobre assassinatos em série dos quais é acusado, mas aponta outro culpado. Na última cena, Travestis no Comando da Nação, da cineasta e atriz pernambucana Galba Gogóia, uma travesti preside a nação pela primeira vez na história, e em seu discurso de posse assume o compromisso com o fim do “Cistema”.

Na semana seguinte, de 2 a 5 de setembro (quinta-feira a domingo), o Cena Agora Humor tem mais uma rodada de programação, desta vez com duas cenas inéditas por noite, criadas por grupos de teatro, palhaçaria e bufonaria. Elas têm no máximo 15 minutos e são seguidas de conversa com os elencos, mediadas por artistas que também foram provocadores das cenas.

Confira a programação completa aqui

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: