Você está visualizando atualmente Cinema sul-coreano é o tema da vez do festival Volta ao Mundo

Cinema sul-coreano é o tema da vez do festival Volta ao Mundo

 

 

A nova edição do festival Volta ao Mundo do Petra Belas Artes à La Carte chega com grandes sucessos do cinema sul-coreano.

O Petra Belas Artes À La Carte, em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil, promove entre os dias 16 a 30 de setembro o Festival “Volta ao Mundo: Coreia do Sul”, que irá reunir 7 longas-metragens coreanos produzidos em décadas diversas. O festival será exibido de forma gratuita para assinantes e não assinantes do streaming À La Carte. Um dos destaques da mostra fica por conta dos filmes estrelados por grandes atrizes da atualidade como Youn Yuh-Jung (Longas: “Atrizes”; “A Empregada” e “Canola”), primeira atriz sul-coreana a ganhar um Oscar.

Os títulos escolhidos são produções realizadas entre os anos de 1961, mostrando a época do pós-guerra das Coreias, e 2016, apontando uma realidade cultural mais moderna. O evento conta em sua programação com o clássico Bala Sem Rumo, de Yoo Hyun-mok (1925 – 2009), produção homenageada nesta edição.

Os longas de destaque que estarão disponíveis na plataforma serão: “Bala Sem Rumo” (1961), de Yoo Hyun-mok; “O Caminho para Sampo” (1975), de Lee Man-hee; “Amora” (Classificação indicativa: + 18) (1985), de Lee Doo-young; “Atrizes” (2009), de Lee Jae-young; “Paju” (2009), de Park Chan-ok; “A Empregada” (2010), da Im Sang-soo; e “Canola” (2016), de Yoon Hong-seung. O intuito do festival é celebrar o cinema coreano e colocar opções de longas-metragens aclamados pela crítica e inéditos no Brasil.

Sobre o Centro Cultural Coreano no Brasil 

Desde 2013 o Centro Cultural Coreano no Brasil objetiva apoiar o intercâmbio cultural entre os países, trazendo para o público brasileiro informações concisas, cursos de língua coreana, aulas de Taekwondo e culinária, eventos musicais e exposições sobre diversos temas relacionados à Coreia do Sul. Em suas redes sociais, especialmente no YouTube, no canal do Centro Cultural Coreano (kccbrazil), atualmente com quase 47 mil inscritos, é possível acessar conteúdos didáticos e divertidos sobre cultura e muito mais. 

Sobre o À LA CARTE

O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. O streaming de filmes conta com uma curadoria apurada de cinema. Seu catálogo já conta com cerca de 400 títulos, incluindo filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos.

Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes ou simultâneos ao cinema, filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, com especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola.

O Festival “Volta ao Mundo: Coreia do Sul” reúne sete jóias de uma das cinematografias mais criativas, modernas e fascinantes do mundo, uma incrível volta pela cultura e pelos costumes deste País.

Confira abaixo os filmes que estarão disponíveis no evento:

BALA SEM RUMO (Aimeless Bullet)

Coreia do Sul, 1961, p/b, 110 min., drama.

Direção: Yoo Hyun-mok

Elenco: Choi Mu-ryong, Kim Jin Kyu e Moon Jeong-suk.

Sinopse: Um contador pressionado, seu irmão veterano de guerra e sua família disfuncional lutam para se integrarem à sociedade coreana do pós-guerra.

O CAMINHO PARA SAMPO (The Road to Sampo)

Coreia do Sul, 1975, cor, 95 min., drama.

Direção: Lee Man-hee

Elenco: Baek Il-seob, Kim Jin Kyu e Mun Suk.

Sinopse: O jovem trabalhador da construção civil Young-dal conhece um homem de meia-idade chamado Jeong, que está voltando para Sampo, sua cidade natal, após cumprir pena na prisão e vagar de um canteiro de obras para outro. Já se passaram dez anos desde que ele esteve em Sampo pela última vez. Em um restaurante, os dois conhecem Baek-hwa, uma hostess de bar em fuga, e os três começam sua jornada juntos. O homem mais jovem e a garota, que discutiam constantemente no início, logo se apegam um ao outro, e o trio viaja para a estação de trem, cada um relembrando seu passado enquanto caminham.

AMORA (Mulberry)

Coreia do Sul, 1985, cor, 114 min., drama.

Direção: Lee Doo-yong

Elenco: Lee Mi-sook, Lee Dae-kun e Lee Moo-jung

Sinopse: Sam bo é um jogador que vive sem se preocupar com a forma como sua esposa administrará sua casa sem que ele ganhe dinheiro. Para conseguir comida e provisões, sua esposa An-hyeob dorme com vários mercadores na aldeia. Um dos poucos homens com quem ela não dorme, um servo lascivo chamado Sam-dol, decide revelar suas atividades ao marido como vingança.

ATRIZES (Actresses)

Coreia do Sul, 2009, cor, 104 min., documentário/drama

Direção: Lee Jae-yong

Elenco: Kim Min-hee, Youn Yuh-Jung, Kim Ok-bin, Lee Mi-sook, Go Hyun-jung e Choi Ji-woo

Sinopse: Quando seis famosas atrizes sul-coreanas se reúnem para uma sessão de fotos da Vogue, seus egos de estrelas colidem, uma vez que estão acostumadas a serem o centro das atenções, e agora devem dividir os holofotes. O diretor Lee Je-yong disseca o mundo do entretenimento sul-coreano neste falso documentário, permitindo que atrizes reais representem versões fictícias de si mesmas.

PAJU (Paju)

Coreia do Sul, 2009, cor, 110 min., drama.

Direção: Park Chan-ok

Elenco: Lee Sun-kyun, Seo Woo

Sinopse: Choi Eun-mo, de 15 anos, se apaixona pelo futuro marido da sua irmã mais velha, um professor sete anos mais velho que ela. Um dia, sua irmã morre em um acidente e Eun-mo começa a viver com o cunhado viúvo. Mas a garota começa a desconfiar que seu amado pode estar envolvido na morte da irmã dela, sem imaginar que, na verdade, ele a está protegendo de algo ainda mais terrível.

A EMPREGADA (The housemaid)

Coreia do Sul, 2010, cor, 107 min., drama.

Direção: Im Sang-soo

Elenco: Jeon Do-yeon, Lee Jung-jae e Youn Yuh-Jung.

Sinopse: A jovem Lee Eun-yi é recrutada por uma governanta de aristocratas coreanos para trabalhar como babá e empregada. No luxuoso ambiente moram o executivo Hoon, sua esposa Hae-ra, que está grávida de gêmeos, e sua filha pequena, Nami. A moça é recebida respeitosamente e logo se adapta ao local. Até que um dia, quando viaja com a família para cuidar da filhinha do casal, o patrão resolve visitá-la em plena madrugada. Eles passam a manter um caso, que logo é descoberto pelas demais mulheres da casa.

CANOLA (Canola)

Coreia do Sul, 2016, cor, 117 min., drama.

Direção: Yoon Hong-seung

Elenco: Youn Yuh-Jung, Kim Go-eun, Kim Hee-won e Ryu Jun-Yeol.

Sinopse: Doze anos após terem se perdido uma da outra em um mercado, avó e neta se reencontram. Mas as coisas não são mais tão boas e perfeitas, como eram antes da traumática separação.

 

Serviço

Volta ao Mundo: Coreia do Sul

Data: 16 a 30 de setembro

Onde: Belas Artes À La Carte

Valor: O festival será exibido de forma gratuita para assinantes e não assinantes do streaming.

Para acessar entre em: www.belasartesalacarte.com.br 

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: