Você está visualizando atualmente Conheça o Plano Diretor Participativo da UNIFAP

Conheça o Plano Diretor Participativo da UNIFAP

O projeto traz uma nova estratégia de estrutura para o Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá para os próximos 15 anos.

O projeto de extensão Plano Diretor Participativo (PDP), coordenado pela Professora do curso de Engenharia Civil e atuante na área de transportes, Cristina Baddini, objetiva organizar o funcionamento e o planejamento do campus Marco Zero da UNIFAP, desde a infraestrutura da universidade até suas prioridades de investimento. O projeto pretende assim elaborar um plano estratégico para ser investido durante os próximos 15 anos.

“Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero, vista de cima” Foto/Imagem: site Plano Diretor Participativo.

O Plano Diretor Participativo também é uma política pública, que visa construir um campus muito mais sustentável, acessível e de qualidade para os transeuntes da Universidade e comunidade geral. Pretende também estabelecer diretrizes para a implementação de espaços arborizados — ideais para quem caminha pela universidade —, além da ampliação de áreas de convivência com mais bancos e lanchonetes.

O Plano Diretor também servirá como um guia para a universidade, abrangendo tanto o desenvolvimento da infraestrutura física (instalação de novos prédios, criação de praças), quanto na infraestrutura tecnológica.

“Mapa interativo do Campus Marco Zero – UNIFAP” Foto/Imagem: Google Maps

A elaboração do Plano Diretor do Campus Marco Zero é consolidada em cima de três principais pilares: a participação da comunidade, o desenvolvimento sustentável e a implementação de um campus inteligente e tecnologicamente integrado. Além dos três pilares, a equipe de elaboração considera vários eixos para o projeto, como a preservação do patrimônio histórico e arqueológico, já que o Campus Marco Zero é também o sítio arqueológico ap-ma-05, onde foram encontrados desde os anos 90, urnas funerárias indígenas enterradas.

“Urnas funerárias encontradas no Sítio Arqueológico da UNIFAP” Foto/Imagem: Megalitismo na Foz do Amazonas

” Superfície atual da área que o sítio pode alcançar”. Foto: Lylian Rodrigues/AGCOM

Mais de 30 urnas de cerâmicas já foram escavadas e hoje encontram-se sob estudo do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

Em seu site é possível já conferir um pouco mais sobre as propostas, estudos e pesquisas coletadas, além de um mapa interativo do campus Marco Zero com todas as especificações de cada bloco e departamentos.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/