Você está visualizando atualmente ENADE 2022: conheça como funciona a prova que avalia alunos do ensino superior

ENADE 2022: conheça como funciona a prova que avalia alunos do ensino superior

Saiba quem poderá realizar a prova que ocorre neste domingo, 27 de novembro.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é a prova anual aplicada para todos os alunos de cursos superiores, a fim de analisar os cursos e as instituições de ensino superior.

A partir da avaliação, é possível ter noção do desempenho acadêmico dos alunos e da própria instituição. Caso o curso avaliado receba notas baixas de forma contínua, fica a cargo da instituição avaliada sanar o problema o quanto antes. Do contrário, o Ministério da Educação (MEC) pode fechar as portas dessa instituição, impedindo a continuação de suas atividades na região.

O exame foi criado em 2004, e de lá para cá já avaliou muitas instituições de ensino superior. Neste ano, estão inscritos alunos concluintes de 26 cursos de graduação, como:

Bacharelado em administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia Bacharelado, Turismo, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design Gráfico Tecnólogo, Design de Moda Tecnólogo, Tecnologia em Gastronomia Tecnólogo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira Tecnólogo 0412G01 Gestão financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais e Gestão de negócios.

Quem pode participar?

Concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e que não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022. Também podem participar aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

Os concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

O estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de  matrícula (trancada ou afastado da IES), estando habilitado, como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade 2022.

Além disso, os ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, também podem participar. Estes alunos devem estar devidamente matriculados e ter de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizado até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022.

Cada coordenação dos cursos participantes da Unifap já lançou a sua lista de alunos convocados. Para o aluno saber, basta pesquisar no site do seu curso.

Caso o estudante inscrito não realize o exame, ele será impedido de receber seu diploma.

Qual a importância do ENADE?

O ENADE é essencial para a avaliação dos cursos de graduação de todo o Brasil a partir das respostas do Questionário do Estudante e o desempenho dos alunos na prova.

As provas são compostas por 10 questões. Duas dessas questões são discursivas e oito de múltipla escolha. As questões discursivas avaliam vários aspectos interessantes como: clareza, coerência, coesão, utilização de vocabulário adequado, entre outros pontos.

As provas possuem ainda, partes específicas de cada área, com 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

A prova ocorre no dia 27 de novembro, às 13h30, e as inscrições ainda podem ser realizadas através do site http://enade.inep.gov.br/enade até 26 de novembro.

Você confere aqui o edital e aqui o tutorial para os ingressantes.

Para saber mais, sobre as provas do ENADE, acesse: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/provas-e-gabaritos

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão de texto: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/