FAPEMIG debate igualdade racial e diversidade na ciência

FAPEMIG debate igualdade racial e diversidade na ciência

 

 

A discussão objetiva debater sobre a importância da igualdade racial e da presença negra nos campos da pesquisa e da ciência. 

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data serve como lembrete sobre a importância da luta em favor da igualdade racial, que inclui também o campo da pesquisa e da ciência. Esse tema será discutido na próxima live da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que tem como tema “Ciência e Diversidade”. A transmissão ao vivo será nesta sexta-feira (19), às 15h, no perfil do Instagram da Fapemig

A convidada é a chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Luciana Silva, que desenvolve estudos relacionados a tumores humanos. Luciana também é co-fundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira.

 

Perfil pouco representativo

O perfil racial da comunidade científica, atualmente, ainda não reflete a realidade da população brasileira. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, tem 54% de negros e pardos. O desfalque no campo da pesquisa e as possibilidades de reverter esse cenário serão debatidas na live. O evento também tratará da importância da educação básica de qualidade para a formação de novos cientistas. 

 

Ciência preta

A Liga de Ciência Preta Brasileira (LCPD) é formada por uma rede de pesquisadores afrocentrados que atuam em diversas áreas. Seu objetivo é divulgar e dar visibilidade à ciência produzida pela comunidade preta no Brasil e no mundo. A rede também discute temas relacionados a saúde, aproximando o conhecimento acadêmico da população vulnerável para assegurar o acesso a informações seguras e de qualidade. 

 

Serviço:

Live Fapemig – Ciência e diversidade

Data: 19/11/2021 (sexta-feira)

Horário: 15h

Transmissão: clique aqui

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/