MIT lança Manual de Edição em Jornalismo Científico em português

MIT lança Manual de Edição em Jornalismo Científico em português

 

 

Produzido por especialistas em cobertura de ciência do mundo todo, o guia para repórteres e editores ganha edição voltada para o Brasil.

Os jornalistas brasileiros passaram a ter um importante recurso para reportar e editar jornalismo científico com a tradução do KSJ Science Editing Handbook, Manual de Edição em Jornalismo Científico em português. A edição brasileira é uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas com apoio do Instituto Serrapilheira, instituição filantrópica de fomento à ciência no Brasil. O guia, que reúne conteúdo inédito e pouco difundido no Brasil, visa auxiliar repórteres e editores envolvidos na produção jornalística de ciência nas diferentes plataformas de mídia. 

O manual, publicado originalmente em inglês, é um produto da bolsa Knight Science Journalism (KSJ) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA. Com capítulos escritos por renomados editores de ciência e jornalistas, ele fornece ideias, conhecimentos, dicas e recursos para edição e divulgação de jornalismo científico.

Entre os temas abordados, o livro explica como a ciência é financiada, como encontrar e selecionar fontes para matérias, como garantir diversidade racial e de gênero, além de oferecer dicas de especialistas.

No Brasil, o documento foi adaptado por uma equipe de jornalistas da área científica, sendo eles: André Biernath, da BBC Brasil, Juliane Duarte, da CBN, Mariana Lenharo, diretora de comunicação da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência, e Meghie Rodrigues, pesquisadora e repórter de meio-ambiente.

A versão do manual em português, assim como as versões em espanhol e inglês, está disponível para download gratuito no site dos Cursos de Jornalismo do Centro Knight.

Para quem escreve sobre ciência 

Embora seja destinado a editores de publicações que têm em seu escopo o jornalismo científico, pode ser usado por qualquer pessoa que escreva sobre ciência em redes sociais, blogs pessoais e canais independentes, ou que tenha interesse em se aprimorar na atividade. 

A edição em português do guia pode ser baixada gratuitamente no site do Centro Knight.

 

 

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/