Você está visualizando atualmente Google Arts & Culture lança mostra virtual sobre a arquitetura e a história de Brasília

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture.

O Google Arts & Culture lançou no dia 11 de novembro uma exposição virtual inédita em homenagem à Brasília. Chamada Brasília: Um sonho construído, a mostra digital é um passeio imersivo e reúne quatro mil imagens históricas, informações de 200 obras de arte digitalizadas, tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade, e recursos educativos para professores.

A iniciativa tem a curadoria e a colaboração de instituições parceiras, como o Museu Nacional da República, o Arquivo Público do Distrito Federal, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Museu da Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal e mais outras 15 instituições sediadas em Brasília.

Dos tesouros arquitetônicos e histórias de sua construção, passando pela cena de arte brasiliense, é possível explorar a coleção a partir de três capítulos: História, Arquitetura e Cultura. Há, por exemplo, uma coleção dedicada sobre o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos envolvidos na construção da cidade. Entre suas obras, está a Catedral Metropolitana de Brasília, que ganhou uma versão em 3D e pode ser vista em Realidade Aumentada, permitindo projetar o monumento e interagir com ele onde estiver, pelo celular.

Na seção “A mente por trás da cidade”, a vida e a obra de Niemeyer são destrinchadas ano após ano, da concepção de suas principais ideias ao encontro histórico com Lúcio Costa e Athos Bulcão.

Arquitetura

Também dá para conhecer as criações de Niemeyer em ângulos pouco convencionais na seção “Brasília vista de Cima”, proposta pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) — Departamento do Distrito Federal, com imagens aéreas inéditas de paisagens, jardins, parques e prédios icônicos do Plano Piloto.

Há ainda uma seção com registros históricos do Arquivo Público do Distrito Federal, que apresenta eventos fundamentais para o surgimento da cidade, como cartas de trabalhadores que participaram de sua construção. Além de detalhes sobre a história da Praça do Cruzeiro, as viagens das Comissões Cruls — que exploraram a região do Planalto Central antes de Juscelino Kubitschek decidir levar a capital para o interior do país — a história da construção do Lago Paranoá e sobre obras em outros pontos importantes.

Arte e cultura

A mostra também permite conhecer o acervo de arte da Câmara dos Deputados e conhecer cinco artistas brasileiros, cujas obras podem ser encontradas no acervo de arte de Brasília. Através de imagens do Google Street View, os visitantes poderão percorrer os corredores de seis museus e prédios através de tours virtuais em 360°, entre eles o Museu de Valores, Centro Cultural Três Poderes e a Câmara.

Ainda é possível visitar virtualmente diferentes instituições, como a Biblioteca Pública de Brasília e o Complexo Cultural de Samambaia. O bioma do Cerrado também é um protagonista da exposição: será possível fazer um passeio de observação de pássaros e conferir a diversidade de sapos que habita a região.

Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture, seguindo os passos de outras cidades reconhecidas por sua riqueza cultural, como Parma, na Itália, e Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A coleção traz uma seção dedicada ao pioneirismo e trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, uma das mentes por trás da construção da cidade. Entre suas obras, está o Palácio do Congresso Nacional. Através de imagens do Google Street View, os visitantes poderão percorrer os corredores de 6 museus e prédios da capital em tours virtuais, entre eles o Museu da Câmara dos Deputados e o Centro Cultural Três Poderes.

Também são instituições parceiras da mostra o Museu Nacional da República, o Arquivo Público do Distrito Federal, a Fundação Athos Bulcão, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Museu de Arte de Brasília, entre outras.

Curadoria

A mostra tem a curadoria e a colaboração de instituições parceiras como o Museu Nacional da República, o Arquivo Público do Distrito Federal, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Museu da Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras 15 instituições sediadas em Brasília.

Sobre o Google Arts & Culture

Desde 2011, o Google Arts & Culture vem ajudando instituições culturais a disponibilizar seus acervos e patrimônios no mundo digital, visando dar acesso ao conhecimento e tesouros da arte para as pessoas em qualquer lugar do mundo. A plataforma dá acesso às coleções de mais de 2.000 museus em mais de 80 países. É uma forma imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo, como as pinturas da casa de Van Gogh e o Taj Mahal.

A exposição Brasília: um sonho construído no Google Arts & Culture é gratuita e está disponível aqui ou por meio do aplicativo disponível nas lojas de app IOS e Android.

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/