O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP) lançou uma campanha de incentivo às doações, com tema “Neste Natal, dê o seu melhor presente: cadastre-se como doador de medula óssea e doe sangue”. A campanha segue até hoje, 21 de dezembro.
A medula óssea é um tecido gelatinoso que se forma no interior dos ossos, responsável pela fabricação das hemácias (glóbulos vermelhos) dos leucócitos (glóbulos brancos) e das plaquetas. As doações ajudam a tratar doenças que afetam a produção normal de células sanguíneas.
O Instituto abastece todos os hospitais públicos e privados do Amapá, sendo necessário manter estoque suficiente para todos os tipos de sangue. No Amapá, os interessados em se tornar um doador devem procurar o Hemoap e anexar um documento oficial com uma foto. O cadastro é feito na recepção da unidade.
Para se tornar um doador de MEDULA ÓSSEA é necessário:
- Ter entre 18 e 35 anos;
- Apresentar documento oficial de identidade, com foto;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Para se tornar um doador de SANGUE é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripe comum nos últimos 14 dias;
- Não ter positivado para COVID-19 nos últimos 30 dias;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior);
- Estar bem alimentado (evitar alimentações gordurosas nas 3h que antecedem a doação);
- Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12h antes;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos é necessário a presença e assinatura de consentimento dos responsáveis;
- Pesar no mínimo 50kg.
O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. Funciona de Segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30 para a coleta de doação de sangue e medula óssea.
Colaboração de texto: Daniele Queiroz (Estagiária de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.