A ação visa incentivar a doação de sangue entre as mulheres.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia (Hemoap) retoma a campanha “Doa Mulher” nesta quinta (23/09) e sexta-feira (24/09), visando estimular a doação de sangue entre o público feminino. A campanha contará com a colaboração da Faculdade Estácio para acolher as doadoras que comparecerem ao local.
Atualmente, as mulheres estão ocupando mais espaço na sociedade, sejam elas profissionais de diversas áreas, formadoras de opinião, e atentas com as causas sociais. Tendo em vista a importância da figura feminina, o Hemoap convida as mulheres a incentivar outras mulheres a se tornarem doadoras de sangue e salvar vidas.
A frequência entre as doações de sangue é de três anuais para mulher e de quatro para homem, com intervalo mínimo de dois meses para eles e de três meses para elas. Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso, ainda, pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.
Para se tornar uma doadora basta comparecer ao HEMOAP, de segunda a sexta-feira, no horário das 07:30h às 12:30h.
Colaboração de texto: Zenaide Castelo (Estagiária do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.