Você está visualizando atualmente Mães na pandemia: os desafios de auxiliar os filhos no ensino à distância

Mães na pandemia: os desafios de auxiliar os filhos no ensino à distância

Muitas mulheres enfrentam a dificuldade de conciliar maternidade, aulas remotas e o trabalho.

A pandemia da COVID-19 que iniciou em março de 2020 alterou completamente a dinâmica de estudo das crianças e adolescentes de todo o país. As aulas que antes eram presenciais deram lugar ao ensino online. Com as crianças necessitando de ajuda, caiu sobre as mães o dever de colaborar com as atividades escolares. Um dos problemas mais frequentes é encontrar tempo para as tarefas domésticas, as atividades dos filhos e o emprego.

“A maior dificuldade é manter a concentração da criança, visto que o ambiente de casa não é propício ao estudo. Enquanto trabalho em home office ela estuda online, no mesmo horário, e a casa está funcionando normalmente então é difícil manter o foco nas atividades.” Afirma Leila Adriana, mãe da Fernanda, de 10 anos. Além do desafio de conciliar o trabalho com as aulas, a dificuldade de encontrar o melhor método de transmitir conhecimento é uma realidade, “inclusive metade do trabalho de ensino é meu, pois ela não consegue aprender somente com as aulas remotas” complementa Leila.

O cansaço, a má qualidade da internet, a falta de apoio e a falta de conhecimento sobre os assuntos abordados na escola são as queixas mais frequentes feitas por essas mães. Todas essas mudanças repentinas na rotina exigem um alto nível de energia por mulheres que beiram a exaustão.

Ser professora dos filhos exige muito além de paciência e disponibilidade de horário, pois os ensinos pedagógicos não foram repassados junto com as responsabilidades do EAD. Encontrar uma estrutura eficaz é um dos diversos desafios, junto ao planejamento das atividades. Leila garante que “Para conciliar é uma loucura, hoje depois de mais de 1 ano com essa rotina está mais fácil, mas por várias vezes tenho que parar o meu trabalho para auxiliá-la. É complicado, mas a gente vem se adaptando e fazendo com que o trabalho em home office e a aula online simultaneamente deem certo. É cansativo e desafiador, mas no momento não temos outra escolha.”

Foto: threadreader

Colaboração de texto: Flávia Coimbra Santos (Aluna da disciplina Redação e Reportagem 2, sob orientação do Professor Paulo Giraldi para o Projeto de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/