Você está visualizando atualmente Olimpíadas 2021: Quais as dificuldades encontras pelo comitê e os atletas dentro de uma pandemia

Olimpíadas 2021: Quais as dificuldades encontras pelo comitê e os atletas dentro de uma pandemia

Os jogos olímpicos começam no dia 23 de julho e seguem até 4 de agosto

Os Jogos Olímpicos envolvem mais de 11 mil atletas de 205 países, com mais de 339 eventos sendo realizados em 42 locais. Os Jogos Paralímpicos apresentam 539 eventos em 22 esportes, hospedados em 21 locais e com um total de 4,4 mil atletas esperados.

A maioria dos eventos será realizada na área da Grande Tóquio. Os jogos de futebol e maratonas irão acontecer em Sapporo, na ilha de Hokkaido, que se encontra também em estado de emergência.

Pesquisas recentes no Japão mostraram que quase 70% da população não quer que a Olimpíada siga em frente. Várias cidades japonesas que deveriam receber os atletas teriam desistido por medo de que a chegada deles aumentasse a disseminação da covid-19 e colapsasse o sistema de saúde. No início de maio, um sindicato de médicos disse em comunicado ao governo que, dado o agravamento da pandemia, era “impossível” realizar os jogos.

O comitê olímpico tem como obstáculo a pandemia da covid-19
Imagem: Acervo da internet

O professor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e antigo preparador físico da equipe de Judô da Seleção nos Jogos de Londres (2012), Emerson Franchini, está fazendo um levantamento com pesquisadores de outros países e coletou informações de quase 12.500 atletas entre março e junho do ano passado. Um dos resultados foi de que menos de 39% deles foram capazes de executar os treinamentos específicos das suas próprias modalidades. Antes do período da pandemia, 23% desses atletas relataram que conduziam mais do que 11 sessões semanais de treinamento, porém esse número caiu para 2%.

Já nas modalidades em que os atletas são classificados por categoria de peso (como judô, karatê, box e taekwondo), foi constatado que, em um período de 20 dias de confinamento, esses esportistas aumentaram em 5% a massa corporal.

“Isso indica que eles vão ter mais dificuldade para se adequar aos limites da categoria”, comenta Franchini, que é um dos autores do trabalho.

“É altamente provável que nós tenhamos impactos bastante pronunciados no condicionamento físico desses atletas, no rendimento esportivo. Especialmente nas modalidades em que os aspectos fisiológicos são determinantes para o desempenho, ou então em modalidades em que o treinamento precisa acontecer em conjunto”, disse o professor para o jornal da USP.

“Alguns pesquisadores comparam essa situação da pandemia com o que aconteceu após as duas grandes guerras: quando observamos a evolução dos recordes, há uma quebra”, comentou, em referência ao período histórico em que foram canceladas as Olimpíadas de 1916, 1940 e 1944.

As olimpíadas não terão publico devido a pandemia da covid-19
Imagem: banco de imagens/internet

Mesmo com todos os cuidados tomados na vila olímpica e sem o público nas áreas dos jogos – decisão tomada com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 e a entrada das novas mutações no país – Tóquio terá vários obstáculos, mas seguiremos torcendo para que tudo dê certo.

 

Colaboração de texto: Diego Balieiro (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: