O ano de 2022 começou com aumento significativo dos números de casos de Covid-19 no Amapá, falta de prevenção é considerado um fator agravante.
- Há quase três anos, com o surgimento da Covid-19, a população mundial passou a viver incertezas diárias. Quando a Covid-19 mostrou seu alto nível de contágio, com a proliferação pelo ar, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou um protocolo de emergência para diminuir a disseminação do vírus. Recomendações principais permanecem, como o uso de máscaras, distanciamento entre os indivíduos, utilização de álcool em gel para as mãos e objetos. Tais medidas foram importantes para o controle da contaminação em massa, porém estão sendo deixadas por muitos cidadãos. As medidas continuam as mesmas e ainda ganhamos uma forte aliada no combate ao vírus, a vacina contra a Covid-19. O biomédico do Hospital de Emergência de Santana (AP), Yan Arthur, ressalta a importância da imunização: “A vacinação é de extrema importância, pois ela reduz os casos graves da doença em algumas pessoas e isso faz com que diminua os casos nos hospitais, e as superlotações nos leitos de UTI e nas internações também”, explica.
De acordo com o Biomédico, a negligência em não tomar a vacina, pode colocar em risco a vida de todos. “Infelizmente ainda tem muita gente que resiste ao fato de ter uma vacina e não a tomar, e isso complica ainda mais, porque a pessoa fica desprotegida, podendo prejudicar outras pessoas e criado uma aberturar para outras novas variantes, que podem ser ainda mais resistentes aos medicamentos e ao sistema imunológico das pessoas”.
Precauções e cuidados
Na visão de Yan Arthur, o crescente número de infectados pode estar na banalização da prevenção por parte da população. “Acredito que o aumento de casos nesse primeiro mês, ocorre pós festividades de final de ano, justamente pelo fato de ter uma nova variante e as pessoas de fato aglomeraram muito. Infelizmente as pessoas perderam aquele medo de não usar máscara e de continuar seguindo as orientações de prevenção. Foram perdendo mais esse medo e foram relaxando demais”.
Com base nos dados dos boletins da Covid-19 atualizados, diariamente, pelo Governo do Amapá, durante o mês de janeiro o Estado registrou aumento significativo nos casos da doença. Outro alerta importante feito pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) é sobre os óbitos ocorridos por conta da covid-19. Os números revelam que 58% dos óbitos são pessoas não vacinadas, confirmando a importância da vacinação.
Principais medidas de prevenção contra a covid-19 recomendadas pelas principais organizações de saúde são:
- Distanciamento social de pelo menos 1 metro.
- Utilização de máscara em locais públicos e fechados.
- Lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel.
- Tome a vacina quando chegar sua vez.
Outras informações importantes:
- Pessoas acima de 12 anos podem tomar a 1º dose da vacina.
- Vacinados com Coronavac e Pfizer devem esperar 21 dias para tomar a 2º dose.
- Os vacinados com AstraZeneca e Janssen devem esperar 2 meses para tomarem a 2º dose.
- A dose de reforço só pode ser tomada depois de 4 meses, para os vacinados com Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca.
O governo do Amapá recomenda para as pessoas que testaram positivo as seguintes recomendações:
- Pacientes que testarem positivo, mas forem assintomáticas, devem ficar em isolamento por 7 dias
- Pacientes testados positivo e com sintomas devem ficar em isolamento por 10 dias e 24 h sem apresentar nenhum sintoma.
Colaboração de texto: Etienice Silva, Giovane Brito e Ilana Moraes (Alunos da disciplina Redação e Reportagem 2, sob orientação do Professor Paulo Giraldi para o Projeto de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.