Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os espaços da rádio e aprender mais sobre o funcionamento dos equipamentos.
Nesta quinta-feira (9), os alunos da Escola Estadual Jacinta Maria de Carvalho Gonçalves marcaram presença na Rádio Universitária. Os estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio fazem parte da Rádio Escola, projeto coordenado e idealizado pelos professores Hildeberto Neto e Francisco Cabral. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os espaços da rádio universitária, bem como ensiná-los, na prática, sobre o funcionamento dos equipamentos para que se possa colocar uma rádio no ar.
Os alunos chegando no prédio da Rádio Universitária Foto: Marcela Souza
Ilke Maquilon e os professores Francisco Cabral e Hildeberto Neto | Foto: Marcela Souza
Os adolescentes, além de conhecerem a equipe, o espaço e um pouco sobre a história da Rádio Universitária, mostraram-se bastante curiosos e interessados no processo de desenvolvimento da mesma. Por fim, os alunos Ilke Maquilon e Tiago Lima ainda tiveram a oportunidade de participar de uma entrevista ao vivo durante o programa Unifap no Ar, que ocorre toda quinta-feira, a partir das 11h, na 96.9 FM.
Os alunos puderam conhecer os estúdios de gravação e de programação ao vivo da rádio | Foto: Marcela Souza
Os alunos puderam conhecer os estúdios de gravação e de programação ao vivo da rádio | Foto: Ian Oliveira
Segundo Tiago, poder participar da visita ao prédio da Rádio Universitária e observar todo o funcionamento da programação foi de uma ajuda exponencial, já que estão começando do zero o projeto. Já Ilke ressaltou a importância da dedicação e expressividade da equipe em toda a execução do trabalho, e garantiu que a experiência foi bastante proveitosa.
“Na minha perspectiva, tive uma boa visão e espero que outros alunos também tenham, de que vale a pena fazer e demonstrar tudo que está acontecendo, tudo que nós relatamos e vivemos, sair dessa bolha”, pontou o aluno.
Alunos e professores participaram de uma entrevista ao vivo no programa Unifap no Ar | Foto: Ian Oliveira
Para o professor Hildeberto, os alunos viram a rádio como uma oportunidade de deixar um legado para os jovens que, futuramente, tiverem a oportunidade de participar do projeto. Questionado sobre quais são os maiores desafios para implementação da rádio, Hildeberto disse que ainda existem algumas barreiras para a sua criação, como espaço e financeiro.
“Na rede pública, os desafios são enormes. Nós temos um desafio principal, que é o espaço, porque nas escolas públicas nós temos salas lotadas, o que dificulta até a realização de outros projetos. Tem também o desafio financeiro, mas nós vamos tentar, com todas as forças, realizar rifas e torneios, etc., para conseguir levantar fundos”, pontuou o professor.
A presença dos alunos também foi uma experiência enriquecedora para a equipe do Escritório Modelo, que pôde falar um pouco sobre o projeto e trocar experiências com os demais. Segundo Aretha Barros, diretora da equipe, fazer parte desse momento foi extremamente gratificante.
A equipe do Escritório Modelo conversou com a turma | Foto: Arleson Soares
Foto: Arleson Soares
“Eu fiquei muito feliz com a iniciativa dos professores de idealizar esse projeto de implantação de uma rádio na escola, e que bom que a Rádio Universitária pôde participar desse momento deles, abrindo as portas para que eles pudessem conhecer o nosso estúdio e ver como funciona todo esse processo”, comentou Aretha.
Com todo o empenho e trabalho em equipe dos professores e alunos, muito em breve poderemos acompanhar as produções da Escola Jacinta de Carvalho no ar.
Rádio Escola
Implementada pelos professores Francisco Cabral e Hildeberto Neto, a Rádio Escola visa a criação de um estúdio de rádio dentro do ambiente escolar, no qual os próprios alunos poderão fazer as suas produções e colocá-las no ar.
Colaboração de texto: Etienice Silva (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.
Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP: