You are currently viewing Café geográfico discute o tema sobre o “retorno” do Talibã a um “novo” Afeganistão

Café geográfico discute o tema sobre o “retorno” do Talibã a um “novo” Afeganistão

Contando apenas o conflito mais recente, iniciado em 2001, a Guerra do Afeganistão durou duas décadas.

Nesta terça-feira, 24, o Centro Acadêmico de Geografia da Universidade Federal do Amapá (CAGEO/UNIFAP) realizará mais uma edição do Café Geográfico, com o tema O “Retorno” do Talibã a um “Novo” Afeganistão: Possíveis Cenários.

A importância de se falar sobre a guerra do Afeganistão:

O Afeganistão é um país localizado no centro da Ásia, que enfrenta uma grave crise política após o Talibã, grupo que tomou conta do país na década de 90, ter voltado a atacar a região. Contando apenas o conflito mais recente, iniciado em 2001, a Guerra do Afeganistão durou duas décadas.

A perspectiva é de que o Afeganistão volte a ser um governo teocrático e o Talibã obtenha apoio para se consolidar legitimamente como uma força militar e política. O retorno do Talibã se constitui em um duro golpe no combate ao terrorismo internacional e representa, para futuros grupos extremistas, o exemplo da possibilidade real de vencer uma guerra a longo prazo contra o ocidente.

O Café Geográfico 

O Projeto Café Geográfico teve início em dezembro de 2018 e desenvolvia suas atividades presencialmente no Campus Marco Zero. A partir do primeiro semestre de 2020, em meio a suspensão do calendário acadêmico, o CAGEO desenvolveu uma forma virtual de promover debates acerca da Geografia, Ciência Geográfica e temas de pesquisas sobre o cenário atual. O evento é realizado mensalmente através das redes sociais oficiais do Centro Acadêmico.

O evento conta com a participação do Professor de Geografia Política Jonas Pastana, do colegiado de Geografia da UNIFAP.

A palestra será online, com início às 20h pelo facebook.com/cageounifap e Canal do YouTube Cageo Unifap. Participe! 

 

Colaboração de texto: Daniele Queiroz (Estagiária de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/